TESOUROS DA BÍBLIA, Semana De 25 a 31 de maio de 2020, “José sabia se controlar”.

TESOUROS DA BÍBLIA, Semana De 25 a 31 de maio de 2020, “José sabia se controlar”.



"José sabia se controlar" (10 min.)




Ser vítima de uma injustiça nos causa DOR EMOCIONAL e pode causar DANOS ESPIRITUAIS, agora como devemos proceder se acreditarmos que fomos tratados injustamente, a Bíblia menciona exemplos de pessoas que sofreram injustiça? Há algumas semanas que lemos o caso de José e como ele enfrentou suas dificuldades, aprendemos com ele e não permitimos que a injustiça enfraqueça nossa espiritualidade ou a confiança que temos em nosso Deus Jeová; então, continuemos com o relato de José agora por a fome prevista pelos irmãos de José, eles vieram para o Egito em busca de comida se, com o próprio José, seu irmão, veremos o que a história nos diz, vamos ver agora no capítulo 42 de Gênesis, leremos alguns versículos e começaremos com 42: 5-7, é assim:Então os filhos de Israel foram ao Egito com outras pessoas que compravam grãos, desde que a fome chegara à terra de Canaã. 6 Bem, José era quem estava encarregado de todo o país e quem vendia grãos para pessoas de toda a terra.c Os irmãos de José foram até ele e se curvaram diante dele, de bruços. 7 Assim que José os viu, reconheceu seus irmãos, mas escondeu quem eles eram, e perguntou-lhes com severidade: "De onde eles vêm?" Eles responderam: "Viemos da terra de Canaã para comprar comida".c) Então os irmãos de José foram até ele e inclinaram-se para ele com o rosto no chão. 7 Assim que José os viu, reconheceu seus irmãos, mas escondeu quem eles eram, e perguntou-lhes com severidade: "De onde eles vêm?" Eles responderam: "Viemos da terra de Canaã para comprar comida".c) Então os irmãos de José foram até ele e inclinaram-se para ele com o rosto no chão. 7 Assim que José os viu, reconheceu seus irmãos, mas escondeu quem eles eram, e perguntou-lhes com severidade: "De onde eles vêm?" Eles responderam: "Viemos da terra de Canaã para comprar comida". 

Quando viram José, não o reconheceram, eles precisavam da ajuda dele e, em uma demonstração de respeito, as escrituras dizem que fizeram o que era normal no dia em que se curvaram ao chão, mas José reconheceu seus irmãos quando se curvaram. Os sonhos que JEOVÁ lhe dera na juventude vieram à sua memória, a história diz que ele se lembrou imediatamente, José dos sonhos que sonhara com eles, o que José faria então ?, correndo para abraçá-los, ou vingar-se deles, José sabia que não deveria se deixar levar por seus impulsos, Jeová queria que os descendentes de Jacó se tornassem uma nação poderosa, então não havia dúvida de que era Deus quem estava por trás do que acabara de acontecer. José decidiu não contar a seus irmãos quem ele era, testá-los e descobrir se eles haviam mudado,Dessa maneira, ele poderia ter certeza de que ele fez o que Jeová queria que ele fizesse, voltemos à Bíblia agora, agora nos versículos 14 a 17 do mesmo capítulo de Gênesis, que diz o seguinte: No entanto, José disse-lhes: “Eu já disse: "Vocês são espiões!" 15 eu vou testá-los. Pela vida de Faraó, juro que não sairá daqui até a chegada do seu irmão mais novo.a 16 Um de vocês procura o seu irmão enquanto os outros estão trancados aqui. Então, vamos ver se eles estão dizendo a verdade. E, se não, pela vida de Faraó, você é espião. " 17 Com isso dito, ele trancou todos eles por três dias.' 15 eu vou testá-los. Pela vida de Faraó, juro que não sairá daqui até a chegada do seu irmão mais novo.a 16 Um de vocês procura o seu irmão enquanto os outros estão trancados aqui. Então, vamos ver se eles estão dizendo a verdade. E, se não, pela vida de Faraó, você é espião. " 17 Com isso dito, ele trancou todos eles por três dias.' 15 eu vou testá-los. Pela vida de Faraó, juro que não sairá daqui até a chegada do seu irmão mais novo.a 16 Um de vocês procura o seu irmão enquanto os outros estão trancados aqui. Então, vamos ver se eles estão dizendo a verdade. E, se não, pela vida de Faraó, você é espião. " 17 Com isso dito, ele trancou todos eles por três dias.

Sem perder um minuto, José pôs seus irmãos à prova para DESCOBRIR O QUE TIVERIA EM SEU CORAÇÃO, que alegria você sentiria José ao descobrir que seu irmão estava vivo, isso lhe deu uma idéia, ele disse a seus irmãos que assim eles serão testados e não sairão daqui mas até que seu irmão mais novo chegue aqui, alguns dias depois, ele permitiu que eles retornassem a sua casa para trazer Benjamin, com a condição de que um deles ficasse como garantia de que voltariam, continuaremos com o capítulo 42 de Gênesis. Agora, versículos 21 e 22. E começaram a dizer a si mesmos: “Certamente estamos pagando pelo que fizemos ao nosso irmão. A. Vimos sua angústia quando ele nos pediu que tivéssemos compaixão dele, mas o ignoramos. Então agora estamos sofrendo essa angústia. " 22 Rubén disse-lhes:“Você se lembra que eu lhe perguntei 'Não machuque o garoto' * e que você não me ouviu? Bem, agora temos que dar conta do sangue dele. 

E o que a história nos deixa claro é que José não agiu após seus impulsos, e foi a melhor coisa para ver como a situação havia se desenvolvido, os meios-irmãos de José reconheceram sua culpa diante de seu irmão que ainda não haviam reconhecido, Quando Joseph os ouviu e percebeu seu arrependimento, ficou tão profundamente comovido que teve que se retirar às lágrimas, depois que voltou e amarrava Simeão até que os outros voltassem com seu irmão mais novo, agora O QUE APRENDEMOS DE JOSÉ? COMO PODEMOS IMITÁ-LO QUANDO ENFRENTAM UMA SITUAÇÃO DIFÍCIL?, Indica neste exemplo que, JEOVÁ É INDIFERENTE DE INJUSTIÇA?, De maneira alguma, o que acontece é que considero esses eventos do ponto de vista dele, não a simples óptica humana, vamos pensar sobre José, graças ao fato de ter sido vendido como escravo, conseguiu salvar sua família,Pois ele se tornara o gerente de alimentos do Egito, antes que a fome chegasse à região.Se Jeová não tivesse permitido essa injustiça, José não teria ido para a prisão ou interpretado os sonhos de dois prisioneiros, nem um deles teriam falado sobre ele com o faraó, foi assim que José se tornou o gerente de alimentos, eles perceberam o motivo pelo qual, às vezes, e de acordo com o seu propósito, JEOVÁ PERMITIDA INJUSTIÇA, Jeová pode ter razões para não corrigir uma determinada situação, pode Como parte de nossa formação cristã, permita-nos suportar uma injustiça, é óbvio que, com coisas ruins, Deus não põe ninguém à prova, diz Santiago 1:13, mesmo assim, talvez ele decida não intervir em uma determinada situação, embora pare de dar força aos que estão sob testes,isso está de acordo com as palavras do apóstolo Pedro que vamos ler, em sua primeira carta, capítulo 5, versículo 10. Ele diz: Agora, depois de terem sofrido por um tempo, o Deus de toda a bondade imerecida, que os chamou para sua glória eterna + em união com Cristo, ele mesmo terminará seu treinamento. Ele os firmará, + os fortalecerá, + os assentará sobre uma base sólida. 

Além disso, o fato de Jeová permitir certa injustiça, dar aos transgressores a oportunidade de se arrepender, a vingança é doce, diz o ditado, a idéia muito comum faz com que as famílias briguem ou se separem, que alguns irmãos se afastam de Jeová, ou decidir parar de falar ou não perdoar quem os ofendeu, se enfrentarmos esse problema, seria muito melhor copiar o exemplo de José e tentar descobrir como Jeová quer que ajamos, provérbios 14.12 diz que há uma maneira que parece certa ao homem mas no final leva à morte. Portanto, os irmãos que se dão bem com a família ou irmãos são importantes e ainda mais importante é ter um bom relacionamento com Jeová e com seu filho Jesus, portanto, é fácil perdoar ?, bem, não, não é fácil e menos quando sabemos que quem nos ofendeu, fez de propósito,no entanto, se perdoarmos aqueles que realmente se arrependem, aliviaremos não apenas nossa própria dor, mas também a da pessoa que nos ofendeu, também imitaremos a fé de José e a misericórdia de nosso pai Jeová.

Comentários