TESOUROS DA BÍBLIA, Semana De 1 a 7 de junho de 2020, "Joseph perdoa seus irmãos".

TESOUROS DA BÍBLIA, Semana De 1 a 7 de junho de 2020, "Joseph perdoa seus irmãos".





"José perdoa seus irmãos" (10 min.)




QUANDO ALGUÉM OFENDEU OU CAUSOU QUALQUER INJUSTIÇA, VOCÊ MANTEM O RESSENTIMENTO? o Perdoar e manter empresa deixando tudo na mão de Jeová? o Você está procurando vingança? Talvez seja a mesma coisa que José passou pela cabeça dele, quando viu seus irmãos depois de muito tempo e quando se lembrou de todo o mal que eles haviam causado a ele, o que ele faria? correndo para abraçá-los ou vingar-se deles, há algumas semanas que assistimos à história e aprendemos lições importantes, então vamos continuar considerando agora os capítulos 44 e 45 do Gênesis, e vamos ver o comportamento sábio de José em relação a seus irmãos ao perceber que é seu irmão Benjamin estava vivo, imagine a alegria que ele sentiu, que lhe trouxe uma idéia.Vamos ver seu plano.Vamos ler Gênesis 44 versículos 1 e 2 para começar. É assim: Mais tarde,José ordenou ao homem que estava no comando de sua casa: “Encha as malas dos homens com o máximo de comida que puderem levar e coloque o dinheiro de cada um na boca da maleta. 2 Mas na boca do saco do caçula, além do dinheiro do grão, você deve colocar minha taça, a taça de prata ”. Bem, o homem fez o que Joseph havia mandado. 


Sem perder um minuto, JOSÉ TESTOU OS IRMÃOS A ENCONTRAR O QUE ESTAVA EM SEU CORAÇÃO, primeiro os acusou de serem espiões e, através de um intérprete, contou-lhes coisas muito difíceis que tentaram se defender dizendo que eram homens de família e que tinham um irmãozinho que ficou em casa quando percebeu que seu irmão viveu lhes disse isso, eles serão testados e não sairão daqui até que seu irmão mais novo chegue em casa alguns dias depois, ele permitiu que eles voltassem para casa para trazer Benjamin com a condição que um deles permanecerá como garantia de que retornaria, diante deste teste, O QUE JOSÉ IRMAIIA ?, arrependimento pelo tratamento que haviam dado a José e à angústia de seu pai ou permaneceriam os mesmos, não havia dúvida de que seus irmãos eles já eram muito diferentes,eles mostraram que estavam realmente arrependidos, e agora estavam demonstrando muita preocupação pelo pai e por Benjamin, isso é demonstrado pelas palavras de Judá a José que agora leremos nos versículos 33 a 34 do capítulo 44. Ele diz: Então, por favor, meu senhor, seja eu e não o garoto que permanece seu escravo, para que ele volte para seus irmãos. 34 Como eu poderia voltar para onde meu pai está sem levar o menino? Não suportava ver meu pai sofrer esse infortúnio!34 Como eu poderia voltar para onde meu pai está sem levar o menino? Não suportava ver meu pai sofrer esse infortúnio!34 Como eu poderia voltar para onde meu pai está sem levar o menino? Não suportava ver meu pai sofrer esse infortúnio! 


A resposta de Judá veio de sua alma, disse a José em relação a Benjamim, ele é o único que restou de sua mãe e pai, ele realmente o ama e implorou para que não retenha Benjamin como escravo, ele até se ofereceu para tomar seu lugar , não havia dúvida de que ele era um NOVO HOMEM, ele não apenas demonstrou arrependimento, mas também GENEROSIDADE E COMPASSO DA CONSIDERAÇÃO, Joseph não mais conteve tantas emoções reprimidas, então ele enviou todos os servos e começou a gritar alto que pôde ser ouvido no palácio do Faraó, finalmente revelou a verdade que lemos em Gênesis 45 4 e 5, disse-lhes: “EU SOU SEU IRMÃO JOSÉ, A QUEM VOCÊ VENDERU AO EGITO. 5 Mas agora não sofra por ter me vendido ou culpado um ao outro, porque Deus me enviou aqui antes de você para salvar vidas.6 Com isso, estamos passando fome há dois anos no país, e ainda há cinco anos em que o arado não será passado ou colhido. 

Sou José, seu irmão, ao ouvir que esses irmãos ficaram atordoados, mas José abraça e beija indicando a eles que os havia perdoado, refletindo muito bem a misericórdia de Jeová, quando Faraó soube da história de José. Ele disse a ele para trazer seu pai idoso e toda a sua família para o Egito, para que José não conhecesse muito seu pai. Quando viu seu filho, Jacó chorou e lhe disse que desta vez estou pronto para morrer desde que vi seu rosto. , como você ainda está vivo, irmãos O QUE APRENDEMOS DA ATITUDE DE MISERICÓRDIA DE JOSÉ?, O QUE FAZEMOS EM UMA SITUAÇÃO SIMILAR? ou melhor, QUAL É A NOSSA ATITUDE NA CARA DA INJUSTIÇA? José vira a mão de Jeová em sua vida; portanto, ele não precisava se arrepender, disse a seus irmãos para não terem medo,porque talvez ESTOU NO LUGAR DE DEUS para julgá-los, devemos nos perguntar a mesma coisa antes de nos vingarmos ou nos arrependermos, pois, em qualquer situação que nos preocupe, a JUSTIÇA VEM DE DEUS, não de nós, é verdade que é muito difícil perdoar alguém especialmente se ele nos machucou de propósito, mas o que ajudou José a perdoar seus irmãos? 


Eles observaram a lição: Bem, dois pontos a serem considerados primeiro não se vingam e menos ainda se ressentem; se houver arrependimento nos irmãos que o ofenderam, desculpe-nos; então estaríamos prestando atenção às palavras de Jesus que estão registradas no livro. de Lucas ou no evangelho, em vez disso, procuraremos este texto e o leremos Lucas 17: 3 e 4: Observem-se. Se seu irmão comete um pecado, repreenda-o. E se ele se arrepender, perdoe-o. 4 Mesmo que sete vezes por dia ele peca contra você e sete vezes ele volta para você dizendo 'Eu me arrependo', você precisa perdoá-lo. ” E o segundo ponto é que os irmãos podem ser lidos no livro de Miquéias, capítulo 7, versículos 18 e 19. QUEM É UM DEUS COMO VOCÊ, QUE PERDOA O ERRO E DESCARREGA A OFENSA DO RESTO DE SUA HERANÇA? Ele não vai segurar sua fúria para sempre,porque o que lhe dá prazer é o amor leal. 19 Ele terá misericórdia de nós novamente; vai superar nossos erros. Você jogará todos os seus pecados nas profundezas do mar. Se irmãos, se perdoarmos quem se arrepende, certamente sentiremos alívio de nossa dor e não apenas isso, mas também liberaremos a dor da pessoa que nos ofendeu; além disso, estaremos imitando a fé de José e a misericórdia de nosso pai Jeová.

Comentários