Estudo A Sentinela 2020, Vamos nos amar intensamente, Semana 25-31 de maio.
1. Que ordem clara Jesus deu a seus discípulos? (Veja o desenho na capa).
Na noite anterior à sua morte, Jesus disse claramente a seus discípulos: "Dou-lhes um novo mandamento: [...] que, assim como eu te amei, amem-se". E então ele acrescentou: "Dessa forma, todos saberão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor um pelo outro " (João 13:34, 35).
2. Por que é importante mostrarmos amor um ao outro?
Jesus disse que as pessoas saberiam quem eram seus verdadeiros discípulos se mostrassem o mesmo amor que ele lhes mostrara. Suas palavras foram cumpridas no primeiro século e também são verdadeiras hoje. Portanto, é muito importante que demonstremos amor um ao outro, mesmo quando é difícil fazê-lo.
Jesus fala com seus fiéis apóstolos, porque é a última noite em que esteve com seus apóstolos, ele lhes mostrou a importância do amor.
3. O que este artigo nos ensinará?
Por sermos imperfeitos, às vezes achamos difícil amar um ao outro intensamente. Ainda assim, devemos nos esforçar para imitar o exemplo de Cristo. Este artigo nos ensinará como o amor nos ajuda a buscar a paz, sermos imparciais e sermos hospitaleiros. Ao estudá-lo, vamos nos perguntar: "O que posso aprender com os irmãos que continuam demonstrando amor mesmo diante de alguns obstáculos?"
Vamos buscar a paz
4. De acordo com Mateus 5:23, 24, por que devemos fazer as pazes com um irmão que tem algo contra nós?
Jesus nos ensinou queé importante fazer as pazes com um irmão que tem algo contra nós (leia Mateus 5:23, 24). Bem, Jesus enfatizou que devemos nos dar bem com os outros, se queremos agradar a Deus . Jeová tem o prazer de ver que fazemos todo o possível para estar em paz com nossos irmãos. Ele não aceitará nosso serviço se tivermos ressentimento e até recusarmos tentar fazer as pazes (1 João 4:20).
5. Por que foi difícil para um irmão chamado Marcos fazer as pazes?
Podemos achar difícil fazer a paz. Por quê? Vamos ver o que aconteceu com um irmão chamado Mark. * Ele ficou ferido quando um irmão o criticou e falou mal dele para algumas congregações.
Como Mark reagiu? Ele diz: "Fiquei furioso e perdi o controle". Mas depois ele se arrependeu do que fez e tentou se desculpar com o irmão e fazer as pazes. No entanto, o irmão não aceitou seu pedido de desculpas. A princípio, Mark pensou: "Por que eu tenho que continuar tentando consertar se ele não quer consertar as coisas?" Então, o superintendente do circuito o encorajou a não desistir. O que Mark fez?
6. a) O que Marcos fez para tentar fazer as pazes? b) Como Marcos colocou Colossenses 3:13, 14 em prática?
a). Mark analisou sua atitude e percebeu que às vezes faltava humildade e se acreditava melhor que os outros. Ele reconheceu que isso deve mudar (Col. 3: 8, 9, 12). b) Ele colocou esse comando em prática falando com o irmão novamente e humildemente pediu perdão. Além disso, ele escreveu algumas cartas para dizer a ela que sentia muito e expressar seu desejo de fazer uma lousa limpa. Ele até deu pequenos presentes para ela que ele achou que gostaria. Infelizmente, o irmão continuou ofendido. Mas Marcos continuou a obedecer à ordem de Jesus de amar seu irmão e perdoar (leia Colossenses 3:13, 14). Mesmo quando outros não respondem às nossas tentativas de fazer as pazes, o verdadeiro amor cristão nos compele a continuar a perdoá-los e a orar para que o problema seja resolvido (Mt 18:21, 22; Gál. 6: 9).
7. a) O que Jesus nos mandou fazer? b) Que situação difícil uma irmã enfrentou?
Jesus nos enviou. a) Que continuemos a tratar os outros como queremos que eles nos tratem. E acrescentou que não devemos amar apenas aqueles que nos amam (Lucas 6: 31-33). b) Na congregação, uma irmã a evitou e negou a saudação , é verdade que é uma situação incomum, mas foi o que aconteceu com uma irmã chamada Lara, porque ela reconhece que isso a deixava nervosa e dificultava o acesso a ela. as reuniões . A princípio, Lara pensou: “Não é minha culpa. Afinal, outros irmãos da congregação também acreditam que essa irmã é um pouco estranha. ”
8. a) O que Lara fez para recuperar a paz? b) O que aprendemos do que aconteceu com Lara?
Lara Ele fez várias coisas para recuperar a paz com a irmã. Ela orou a Jeová e decidiu falar com ela. Eles discutiram o problema, se abraçaram e fizeram as pazes. Tudo parecia estar indo bem. Mas Lara explica: “Algum tempo depois, a irmã me tratou novamente como antes. Fiquei muito desanimado. A princípio, Lara acreditava que só ficaria feliz se a irmã mudasse de atitude. Mas, com o tempo, ele percebeu que o melhor que podia fazer era continuar tratando-a com amor e perdoando-a "com generosidade" (Ef. 4: 32-5: 2). Ele também lembrou que o autêntico amor cristão "não leva em conta o dano" e que "ele suporta tudo, acredita em tudo, espera tudo, suporta tudo" (1 Cor. 13: 5, 7). Isso a ajudou a recuperar a paz de espírito. Com o tempo, a irmã foi mais gentil com Lara.A lição que aprendemos é que, se buscarmos a paz com nossos irmãos e continuarmos a amá-los, podemos ter certeza de que "o Deus do amor e da paz" estará conosco (2 Coríntios 13:11).
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: Uma irmã tenta repetidamente mostrar amor a um amigo a quem ofendeu. 1. A irmã ofendida se recusa a atender uma ligação da amiga. 2. A irmã ofendida se recusa a aceitar um presente de sua amiga. 3. A irmã ofendida ouve a amiga enquanto ela confirma sua afeição.
Se alguém estiver chateado conosco, talvez seja necessário tentar várias coisas para fazer as pazes.
SEJA IMPARCIAL
9. De acordo com Atos 10:34, 35, por que devemos ser imparciais?
Jeová é imparcial (leia Atos 10:34, 35). Quando seguimos seu exemplo, bem demonstramos que somos seus filhos . E também obedecemos à ordem de amar nosso próximo como a nós mesmos e preservar a paz de nossa família espiritual.
10, 11. O que uma irmã fez para superar seus sentimentos negativos?
Alguns podem achar difícil ser imparcial. Vamos pensar no que aconteceu com uma irmã chamada Ruth. Na adolescência, ele teve uma experiência ruim com alguém de outro país. Como isso a afetou? Ela confessa: “Eu não queria saber nada sobre esse país. Eu acreditava que todas as pessoas naquele lugar eram iguais, até os irmãos ”. O que o ajudou a superar seus sentimentos negativos? Ruth reconheceu que ela tinha que lutar contra essa maneira de pensar. Ele leu experiências e relatórios do Anuário daquele país. Ele se esforçou para pensar bem nas pessoas de lá. Ele começou a ver que os irmãos estavam muito entusiasmados em seu serviço a Jeová. e ficou claro para eles que eles também fazem parte da irmandade global, Pouco a pouco, ele percebeu que tinha que fazer outra coisa. Ele explica: “Sempre que conhecia irmãos daquele país, fazia um esforço especial para ser amigável e conversar com eles. Foi assim que os conheci melhor ”. Qual foi o resultado? Ruth diz: "Com o tempo, esses sentimentos negativos desapareceram" .
12. Que problema teve uma irmã chamada Sarah?
Alguns podem ter preconceitos, mas podem não saber. Por exemplo, uma irmã chamada Sarah acreditava que ela era imparcial porque não julgava as pessoas de acordo com sua raça, posição econômica ou responsabilidades na organização. Mas ele reconheceu: "Que ele começou a perceber que era parcial" . Em que sentido? Ela vem de uma família onde todos foram para a faculdade,Bem, ela preferiu interagir com pessoas que também tinham ensino superior. Certa vez, ele até disse a um amigo: " Só me relaciono com irmãos que cursaram o ensino superior e evito aqueles que não o fizeram ". É claro que Sarah teve que mudar de atitude. Como fiz?
13. O que aprendemos do que Sarah fez para mudar sua atitude? Um superintendente de circuito ajudou Sarah a examinar sua atitude. Ela diz: “Ela me parabenizou pelo meu serviço fiel, pelos meus bons comentários e pelo meu conhecimento da Bíblia. Então ele me disse que, à medida que nosso conhecimento cresce, devemos também cultivar qualidades cristãs como humildade, modéstia e misericórdia." Sarah levou a sério o que o superintendente disse. Ele diz: "Percebi que o mais importante é sermos gentis e mostrarmos amor". Então, ele começou a ver os irmãos com olhos diferentes. Ele explica: "Eu estava tentando ver neles as qualidades que os tornam valiosos para Jeová." E nós? Aprendemos que nunca queremos nos sentir superiores por causa da educação que recebemos. Se tivermos um intenso "amor por toda a irmandade", seremos imparciais (1 Pedro 2:17).
ILUSTRAÇÃO
No Salão do Reino, dois casais riem enquanto assistem a algo no telefone. No fundo, três jovens irmãos conversando e gostando da conversa. Um irmão mais velho fica desapontado ao ver que ninguém o convida a participar das conversas. Se tivermos um intenso “amor por toda a irmandade”, seremos imparciais.
VAMOS SER HOSPITAIS
14. De acordo com Hebreus 13:16, como Jeová se sente quando demonstramos hospitalidade? ?
A hospitalidade é muito valorizada por Jeová (leia Hebreus 13:16). De fato, ele considera isso parte de nossa adoração, especialmente quando ajudamos os necessitados (Tiago 1:27; 2: 14-17). Por esse motivo, a Bíblia nos aconselha: "Seja sempre hospitaleiro" (Rom. 12:13). Com hospitalidade, mostramos aos outros nosso sincero amor e amizade.Jeová está satisfeito por compartilharmos algo para comer ou beber com outras pessoas, ou por lhes dedicarmos nosso tempo e atenção (1 Ped. 4: 8-10). Agora, existem coisas que podem nos impedir de ser hospitaleiros.
15, 16. a) Por que alguns hesitam em mostrar hospitalidade? b) O que ajudou a Edit a ser hospitaleira? Podemos hesitar em mostrar hospitalidade a). d ue às nossas circunstâncias. Este foi o caso de uma viúva chamada Edit. Antes de ser Testemunha, ele era uma pessoa muito sociável. Ela acreditava que outros tinham melhores circunstâncias do que ela para ser hospitaleiro. Depois de se tornar testemunha, Edit mudou de idéia e se esforçou para ser hospitaleiro. Lembre-se: “Durante a construção de nosso novo Salão do Reino, um velho perguntou-me se eu poderia acomodar por duas semanas um casal que viria ajudar nos trabalhos. Então b) a ajudou a pensar na viúva de Sarepta e em como Jeová a abençoou "(1 Reis 17: 12-16). Então, Editar aceito. Que bênçãos você recebeu? Ele explica: “As duas semanas se transformaram em dois meses. Naquela época, nos tornamos amigos muito próximos. ” Edit também goza de boas amizades na congregação. Agora ela é pioneira e adora convidar seus irmãos para sua casa para pregar e oferecer-lhes algumas bebidas. Ele diz: “Dar me faz feliz. E a verdade é que recebo muitas bênçãos em troca ”(Heb. 13: 1, 2).
ILUSTRAÇÃO
Uma irmã recebe um casal com suas roupas de construção e mostra a eles o quarto em que ficarão.
"Antes, eu não gostava de mostrar hospitalidade, mas mudei e agora estou muito feliz."
17. O que Lucas e sua esposa descobriram?
Eles perceberam que talvez já estivessem demonstrando hospitalidade, mas poderiam melhorar. Por exemplo, Luke e sua esposa são um casamento hospitaleiro. Eles tinham o hábito de convidar seus pais e outros membros da família, seus amigos íntimos e o superintendente de circuito e sua esposa para sua casa. No entanto, Luke diz: "Percebemos que estávamos apenas convidando para o nosso círculo mais próximo". O que eles fizeram para ser mais hospitaleiro?
18. O que Lucas e sua esposa fizeram para ser mais hospitaleiro?
Lucas e sua esposa entenderam o que significa ser hospitaleiro meditando nas palavras de Jesus: “Se você ama aqueles que amam você, que recompensa você merece?” (Mat. 5: 45-47). Eles concluíram que deveriam imitar a Jeová, que é generoso com todos. Então eles começaram a convidar irmãos que não haviam convidado antes. Lucas diz: "Agora, todos gostamos muito dessas ocasiões, pois elas nos encorajam e edificam espiritualmente".
19. Como mostramos que somos discípulos de Jesus, e o que estamos determinados a fazer?
19 Neste artigo, vimos que. Demonstramos isso amando-se intensamente, o que nos ajuda a buscar a paz, sermos imparciais e sermos hospitaleiros. e estamos determinados a superar qualquer sentimento negativo e amar nossos irmãos de coração . Se o fizermos, seremos felizes e mostraremos que somos verdadeiros discípulos de Jesus (João 13:17, 35).
A QUE RESPONDERIA?
Como o amor intenso nos ajuda a buscar a paz?
Ajuda-nos a ser humildes, a pedir perdão, quando cometemos um erro contra um irmão e a perdoar quando eles fazem algo contra nós, como uma amostra. Lucas. 6: 31-33, devemos tratar os outros como gostaríamos que eles nos tratassem, porque não devemos amar apenas aqueles que nos amam, mas também os irmãos que acham difícil perdoar.
Como o amor intenso nos ajuda a ser imparciais?
Ajuda-nos a cultivar qualidades cristãs como humildade, modéstia e misericórdia, além de não nos sentirmos superiores aos nossos irmãos, devido à educação que recebemos, porque, se tivermos um amor intenso, nos esforçaremos para pensar bem em nossos irmãos e tentar ver neles as qualidades que os tornam valiosos para Jeová.
Como o amor intenso nos ajuda a ser hospitaleiros?
Ajuda-nos a não pensar que os outros, porque eles têm melhores circunstâncias do que nós, se podem ser hospitaleiros e não podemos, e se estamos sendo hospitaleiros, o amor intenso nos ajudará a melhorar nesse aspecto, porque, se o fizermos, desfrutaremos muito da companhia de nossos irmãos. , porque eles nos encorajam e edificam em um sentido espiritual.
muito bom muito edificante .amei a explicação das ilustrações.irmãos vcs estão de parabéns .que Jeová continue lhes abençoando para continuar nos ajudando a entender melhor!.
ResponderExcluirMeus parabéns irmãos: nos ajuda a entender mais a reunião. Ficou bom as ilustrações.
ResponderExcluirachei muito bom, porque eu tenho dificuldade de entender as vezes algumas perguntas e as explicações dos irmãos me ajudaram muito. Obrigado irmãos que Jeová continue lhes abençoando!
ResponderExcluir