Estudo A Sentinela 2020, Artigo 13, Semana de 25 a 31 de maio, Vamos nos amar intensamente.
1. Que ordem clara Jesus deu a seus discípulos? (Veja o desenho na capa).
Em João 13:34, 35, vemos o mandamento de Jesus de que, como ele os amava, seus discípulos deveriam se amar. porque assim todos saberão que são seus seguidores, porque o amor que temos um pelo outro identifica seus verdadeiros seguidores.
No desenho da capa, você pode ver que Jesus, acompanhado por seus onze apóstolos fiéis, a proximidade que um é do outro, mostra uma atmosfera de confiança e amor verdadeiro, certamente Jesus está falando com eles sobre esse mandato, é notório que a expressão no rosto de Jesus é ternura e a mão em um deles indica que ele deseja que cumpram esse mandato.
2. Por que é importante mostrarmos amor um ao outro?
Porque o amor é uma marca que identifica, o verdadeiro discípulo de Jesus, ele próprio demonstrou esse amor, por isso, se queremos imitá-lo, mesmo que seja difícil para nós, devemos fazê-lo.
3. O que este artigo nos ensinará?
Este artigo nos ensinará como o amor nos ajuda a buscar a paz, a sermos imparciais e, ao sermos hospitaleiros, estudando-o nos incentiva a nos perguntar: o que podemos aprender com os irmãos que continuam demonstrando amor mesmo diante de alguns obstáculos? .
Vamos encontrar a paz
4. De acordo com Mateus 5:23, 24, por que devemos fazer as pazes com um irmão que tem algo contra nós?
O motivo é que, ao fazê-lo, agradamos a Jeová. Ele fica feliz por nos lembrarmos de estar em paz com nossos irmãos. Nestes textos, somos lembrados de que Jeová não aceitará nossos serviços se tivermos ressentimentos e nos recusarmos a tentar fazer isso. peças.
5. Por que foi difícil para um irmão chamado Marcos fazer as pazes?
Porque quando ele tentou fazer as pazes e pediu desculpas, o outro irmão não aceitou, então Mark pensou por que ele continuaria tentando fazer as pazes se o outro irmão não quisesse consertar as coisas, mas um superintendente de circuito o fez. encorajados a não desistir.
6. a) O que Marcos fez para tentar fazer as pazes?
Mark fez um auto-exame sincero e percebeu que ele estava errado em sua atitude, e ele não tinha humildade e acreditava ser melhor que os outros, então ele reconheceu que tinha que mudar, foi falar com o irmão e humildemente pedir perdão, ele também escreveu cartas onde Ele expressou a ele que queria fazer uma 'lousa limpa', eles até lhe deram pequenos presentes, como vemos, Márk está lutando para fazer as pazes e estar em paz com seu irmão.
b) Como Marcos colocou Colossenses 3:13, 14 em prática?
Marcos colocou em prática o que Colossenses diz sobre se vestir com amor, o amor verdadeiro é demonstrado, continuando a perdoar e orar para que problemas ou mal-entendidos sejam resolvidos, apesar do fato de o outro irmão permanecer ofendido e não responder às tentativas de Marcos. por deixar a marca da paz se ele obedecesse à ordem de amar o irmão e perdoar.
7. a) O que Jesus nos mandou fazer?
Em Lucas 6: 31,33, Jesus nos ordenou que continuássemos a tratar os outros, como queremos que eles nos tratassem, e acrescentou algo de extrema importância: amar aqueles que não nos tratam bem.
b) Que situação difícil uma irmã enfrentou?
A irmã Lara, diante de uma situação incomum na congregação, comenta que outra irmã a ignorou e não sabia por que, isso a deixou nervosa e foi difícil para ela ir às reuniões e pensar que não era culpa dela, porque, de qualquer forma, outros irmãos também tinham o conceito de que a outra irmã era rara.
8. a) O que Lara fez para recuperar a paz? b) O que aprendemos do que aconteceu com Lara?
A primeira coisa que ela fez foi orar a Jeová, depois conversou com a irmã com o resultado que a paz havia causado, mas algum tempo depois a irmã a tratou novamente como antes, então Lara percebeu que a melhor coisa que podia fazer era continuar tratando-a. amor e perdão com generosidade, ele também lembrou que o amor verdadeiro não leva em conta o dano e que todas as coisas suportam isso o ajudaram a ter paz de espírito e, com o tempo, a outra irmã era mais gentil com Lara.
ILUSTRAÇÃO
Na foto, na primeira parte, podemos ver uma irmã ofendida, que se recusa a atender uma ligação de sua amiga, e na segunda imagem, a mesma irmã se recusando a aceitar um presente e, finalmente, a irmã ofendida ouve enquanto a amiga confirma sua afeição, o que nos ensina que, se alguém está chateado conosco, pode ser necessário tentar várias coisas para fazer as pazes, porque para isso devemos cultivar a paciência e a humildade.
b) O que aprendemos do que aconteceu com Lara?
O que aprendemos é que devemos continuar buscando estar em paz com nossos irmãos e continuar amando-os; precisamos ter a garantia de que Jeová, que é o Deus do amor e da paz, estará conosco.
VAMOS SER IMPARCIAIS
9. De acordo com Atos 10:34, 35, por que devemos ser imparciais?
Devemos fazê-lo, porque assim imitamos a Jeová que é imparcial, o que significa que ele é justo com todos, da mesma forma que devemos tratar todos sem favor; dessa forma, preservamos o amor e a paz em nossa família espiritual.
Devemos fazê-lo, porque assim imitamos a Jeová que é imparcial, o que significa que ele é justo com todos, da mesma forma que devemos tratar todos sem favor; dessa forma, preservamos o amor e a paz em nossa família espiritual.
10, 11. O que uma irmã fez para superar seus sentimentos negativos?
A irmã Ruth teve uma experiência desagradável com uma pessoa de outro país, isso a afetou tanto que ela concluiu que todas as pessoas naquele país eram iguais aos irmãos, mas ela lutou com esse modo de pensar, leu o anuário de experiências que falava sobre naquele país, e ele se esforçou para pensar bem no povo, e percebeu que os irmãos em seu serviço a Jeová são ministros entusiasmados e parte da irmandade mundial; então, ele conheceu irmãos daquele país e foi amistoso, para conhecê-lo melhor. e o resultado foi que seus sentimentos negativos desapareceram.
12. Que problema teve uma irmã chamada Sarah?
O problema de Sara é que ela era inadvertidamente tendenciosa, ela vinha de uma família onde todos tinham ensino superior e preferiam se relacionar com irmãos que tinham estudos universitários, e evitavam aqueles que não tinham, mas percebiam que deveriam mude sua atitude.
13. O que aprendemos do que Sarah fez para mudar sua atitude?
Um superintendente de circuito ajudou Sarah, que a fez ver que é bom ter conhecimento, mas o que realmente importa é ser gentil e demonstrar amor a "todos" os irmãos, procuro ver as qualidades que eles têm e o que os torna valiosos para Jeová. Com isso aprendemos que nunca queremos nos sentir superiores devido à educação que temos, porque queremos ser imparciais e ter um amor intenso por toda a irmandade.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
A imagem mostra claramente como dois casais riem e se divertem, enquanto vêem algo no telefone e no fundo três irmãos jovens conversando e curtindo a conversa sem perceber que um irmão mais velho está desapontado ao vê-los, pois ninguém o convida. participar das conversas, que nos ensinam que, se tivermos um intenso “amor por toda a irmandade”, seremos imparciais e pensaremos nos sentimentos dos outros.
VAMOS SER HOSPITAL
14. De acordo com Hebreus 13:16, como Jeová se sente quando mostramos hospitalidade?
Jeová valoriza e gosta de fazer sacrifícios pelos outros, devemos entender que não é apenas compartilhar coisas materiais, mas também dedicar nosso tempo e atenção aos irmãos, especialmente quando ajudamos os necessitados, assim mostramos nossa amizade e carinho sincero.
b) O que ajudou a Edit a ser hospitaleira?
Eles hesitam em fazê-lo por causa de suas circunstâncias, talvez pensem que os outros estão em melhores condições para serem hospitaleiros.
15, 16. a) Por que alguns hesitam em mostrar hospitalidade?
Eles hesitam em fazê-lo por causa de suas circunstâncias, talvez pensem que os outros estão em melhores condições para serem hospitaleiros.
b) O que ajudou a Edit a ser hospitaleira?
O que a ajudou a aceitar o acolhimento de um casal que ajudaria na construção do salão do reino, ela pensou no exemplo da viúva de Sarepta e em como Jeová a abençoava, então concordou em fazê-lo. O arranjo inicial era hospedá-los por duas semanas, mas eles se tornaram dois meses, o que lhes permitiu ter uma amizade com eles. Ela também se tornou pioneira e gosta de convidar os irmãos que pregam com ela em sua casa e oferece um lanche para ela. Ela comenta que dar a faz feliz e recebe muitas bênçãos em troca.
Na caixa, vemos uma irmã recebendo um casal em sua casa que está em roupas de construção, porque o amor intenso a leva a ser hospitaleira, pois ela mostra o quarto onde elas ficarão, o que nos ensina que podemos ser hospitaleiros e mudar nossa maneira de pensar, desde intenso amor por nossos irmãos a mostrar essa qualidade, pois isso nos fará muito felizes.
17. O que Lucas e sua esposa descobriram?
Eles perceberam que eram hospitaleiros, mas que precisavam melhorar, porque estavam apenas com o círculo mais próximo, ou seja, com amigos íntimos, pais de família e o superintendente e sua esposa.
18. O que Lucas e sua esposa fizeram para ser mais hospitaleiro?
Chegaram à conclusão de que tinham de imitar a Jeová, que é generoso com todos, e meditavam na palavra de Jesus registrada em Mateus 5: 45-47, se amavam aqueles que os amam, que recompensa merecem, por isso decidiram convidar o irmãos que não haviam convidado antes, o resultado foi que eles gostaram de fazer isso, incentivaram e construíram um ao outro.
19. Como mostramos que somos discípulos de Jesus, e o que estamos determinados a fazer?
Mostramos ser verdadeiros discípulos de Jesus, se nos amamos intensamente e estamos determinados a buscar a paz, ser imparciais, ser hospitaleiros e amar nossos irmãos de coração.
A QUE RESPONDERIA?
Como o amor intenso nos ajuda a buscar a paz?
Aprendemos que, quando surgem problemas, devemos fazer as pazes, o amor cristão autêntico não leva em conta o dano e suporta todas as coisas porque Jeová o deseja e agrada a ele, quando fazemos todo o nosso esforço para estar em paz com nossos irmãos e continuar amando-os.
Ajuda-nos a ser humildes, a pedir perdão, quando cometemos um erro contra um irmão e a perdoar quando eles fazem algo contra nós, como uma amostra. Lucas. 6: 31-33, devemos tratar os outros como gostaríamos que eles nos tratassem, porque não devemos amar apenas aqueles que nos amam, mas também os irmãos que acham difícil perdoar.
Como o amor intenso nos ajuda a ser imparciais?
Aprendemos que Jeová aceita todas as pessoas que devemos imitar, de modo que o amor intenso nos leva a amar toda a irmandade, sem favor.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Como o amor intenso nos ajuda a ser hospitaleiros?
Aprendemos que o amor intenso nos motivará a ser hospitaleiro com todos os nossos irmãos, e isso não depende de nossas circunstâncias, mas do desejo de compartilhar e ser amigo de todos.
COMENTÁRIO ADICIONAL Nos ajuda a não pensar que os outros, por terem melhores circunstâncias do que nós, podem ser hospitaleiros e não podemos, e se estamos sendo hospitaleiros, um amor intenso nos ajudará a melhorar esse aspecto, porque, se o fizermos, teremos muito prazer em companhia de nossos irmãos, porque eles nos encorajam e edificam em um sentido espiritual.
Comentários
Postar um comentário