Estudo A Sentinela 2020, Artigo 12, Semana de 18 a 24 de maio, Quando é a hora de falar?.

Estudo A Sentinela 2020, Artigo 12, Semana de 18 a 24 de maio, Quando é a hora de falar?




"Há tempo ... para se calar e tempo para falar" (ECL. 3: 1, 7) . 


1. O que Eclesiastes 3: 1, 7 nos ensina?

Eclesiastes nos ensina que há tempo para falar e tempo para permanecer em silêncio, levando isso em consideração, às vezes desejamos que alguns de nossos irmãos falem mais e que outros falem menos.


2. Quem tem o direito de determinar quando e como devemos falar? 


Quem tem esse direito é Jeová, nosso criador, pois em sua palavra a Bíblia nos ensina como usar a capacidade de falar adequadamente. 


3. Em harmonia com Romanos 10:14, quando devemos estar dispostos a falar sobre Jeová e o Reino? 

Como Romanos diz, as pessoas devem ouvir sobre Jeová e seu Reino, por isso devemos estar sempre dispostos a falar sobre nosso Deus, sem esquecer que o modo como falamos deve ser com passividade e profundo respeito, levando em consideração sentimentos e as crenças das pessoas, se o fizermos, talvez possamos alcançar seus corações. 


QUANDO FALAR



  • Quando falamos de Jeová para outras pessoas. Devemos fazê-lo "com gentileza e profundo respeito" por suas crenças 


  • Quando vemos que alguém está se perdendo.


  • Quando um irmão precisa de conselhos. Os anciãos lhes dão paciência e habilidade.

4. De acordo com Provérbios 9: 9, para que servem nossas palavras? 


De acordo com o que Provérbios diz, nossas palavras podem servir para instruir e aumentar a sabedoria de nosso ouvinte; assim, quando os anciãos veem que um irmão precisa de conselhos, falam com ele, no momento apropriado, tentando respeitar sua dignidade, e falam com ele. firmeza, mostrando-lhe os princípios bíblicos que o ajudarão a agir bem. 


ILUSTRAÇÃO


Na figura, podemos ver um velho que tem a Bíblia na mão e dá conselhos para limpar um irmão mais novo, porque se observa que o apartamento do irmão está sujo e bagunçado, de modo que o Élder entendeu que era hora de conversa. 


5. Por que podemos dizer que o sumo sacerdote Eli permaneceu em silêncio, apesar de ter repreendido seus filhos? 

O sumo sacerdote Eli, era permissivo e honrou seus filhos mais do que Jeová, sabia que eles não valorizavam o privilégio que tinham como sacerdotes, porque abusavam de sua autoridade, mostravam desrespeito pelas ofertas e cometiam flagrantemente atos sexuais imorais, por essas ações eles mereciam a morte, mas ele e ele apenas os repreenderam gentilmente e disseram que deveriam continuar a servir no tabernáculo, fazendo isso, é como se tivessem permanecido em silêncio.



6. O que o caso de Eli nos ensina? 


Nos ensina que, se um amigo ou membro da família violou a lei de Deus, deveríamos conversar com ele e lembrá-lo de quais são as regras da Bíblia. Temos que garantir que ele receba a ajuda de que precisa dos idosos, devemos reconhecer que precisamos ser corajosos. falar com alguém que precisa de correção, mas o esforço vale a pena, porque o mais importante é que honremos a Jeová. 



7. Por que Abigail falou com David?

Abigail falou sensatamente com Davi, no momento certo, e evitou um infortúnio por sua casa. O que aconteceu foi que Davi e seus homens estavam fugindo de Saul, o que os levou a passar algum tempo com os pastores de Nabal, que era marido. Sobre Abigail, Davi e seus homens protegeram o rebanho de Nabal dos ladrões, em uma ocasião pediram comida e água a Nabal, mas Nabal gritou com ele e os insultou, o resultado foi que Davi e 400 de seus homens ficaram furiosos. e eles disseram que destruiriam toda a casa nabal, quando Abigail percebeu que era hora de falar e falou corajosamente com David. 


ILUSTRAÇÃO


A imagem mostra claramente como Abigail  se ajoelha para falar com Davi, pois ela,  sensata e corajosamente, escolheu o momento certo para falar, pois  evitou um infortúnio para sua casa, o que é um bom exemplo para nós, pois precisamos escolher o momento oportuno para falar. 


8. O que aprendemos do que Abigail fez?


 Aprendemos que Abigail, embora ela não tenha sido a culpada por essa situação desagradável, falou corajosamente com respeito e de forma convincente com David, da mesma forma, se percebermos que um amigo cometerá um erro grave, temos que ser determinados e falar com coragem e respeito, procurando nossos conselhos para ajudá-lo, mostramos-nos bons amigos. 


ILUSTRAÇÃO


Duas irmãs estão comprando em uma loja de roupas. Um deles diz ao outro que a saia curta que ela escolheu não é muito adequada.

9, 10. O que os idosos devem considerar ao aconselhar outras pessoas?


Os presbíteros devem levar em consideração os conselhos que a Bíblia dá, por exemplo Gálatas 6: 1, os convida a falar com os irmãos que estão prestes a dar um passo falso. 



COMENTÁRIOS ADICIONAIS

 2 Timóteo 4: 2 diz que eles podem dar pacientemente conselhos usando a arte de ensinar. Provérbios 13:24 lembra aos anciãos que seu amor pelos irmãos os motiva a falar com eles e ajudá-los, mas o principal é honrar a Jeová e seus padrões e proteger a congregação. 




QUANDO DEVEMOS FECHAR



11. Que exemplo Santiago usou e por que é preciso?



Em Tiago 3: 2,3, ele disse que os cavalos são freios na boca para obedecer; portanto, quando o cavaleiro puxa as rédeas, ele pode guiá-lo ou fazê-lo parar, mas, se não for controlado, o cavalo pode machucando a si mesmo ou machucando o piloto, assim como seres humanos imperfeitos, somos difíceis de controlar nossa fala e é por isso que o exemplo que ele deu foi muito bem-sucedido, porque se não controlarmos o que dizemos, podemos causar muito dano. 


QUANDO NÃO FALAR




  • Quando somos tentados a dar detalhes sobre como nosso trabalho é realizado em territórios onde é proibido.
  • Quando se trata de assuntos sensíveis e confidenciais da congregação.


12. Quando devemos “puxar as rédeas” e ficar calados?



 Por exemplo, quando um irmão conhece certas informações confidenciais e vive em um local onde o trabalho é proibido e queremos saber como eles realizam as pregações ou reuniões, mas nessas situações devemos puxar as rédeas e ficar calados, não queremos pressionar o irmão a para nos dizer, porque seria uma falta de amor por ele e pelos irmãos naquela área; por outro lado, o irmão que mora em um desses lugares, não deve revelar detalhes de como o trabalho ou outras atividades são realizadas. 


ILUSTRAÇÃO

A figura nos dá uma idéia clara do que não devemos fazer no Salão do Reino, ao observarmos como alguns irmãos cercam um casal visitante e fazem perguntas, pois o desconforto que sentem se reflete no rosto dos irmãos. , então, nesta situação, é hora de ficar quieto e, dessa maneira, demonstraremos que nos importamos com os sentimentos de nossos irmãos.


13. De acordo com Provérbios 11:13, o que os anciãos devem fazer e por quê?

Os anciãos devem seguir o princípio de Provérbios e ser pessoas confiáveis, não devem revelar assuntos confidenciais, às vezes isso é mais difícil para os casados, porque o forte relacionamento que existe no casamento faz com que se fale com a esposa sobre o que Quem pensa sente ou se preocupa, mas os idosos responsáveis ​​sabem que não podem divulgar conversas confidenciais entre irmãos com suas esposas ou parentes; se o fizerem, são de língua dupla e perderiam a confiança dos outros e prejudicariam sua reputação. 



14. Como a esposa de um ancião pode contribuir para manter sua boa reputação?

Você pode fazer isso não pressionando seu marido a conversar com ele sobre coisas confidenciais; dessa maneira, ele mostra apoio a seu marido para com aqueles que confiaram nele, e o mais importante é que Jeová fica feliz. 


ILUSTRAÇÃO

Na imagem, vemos um velho falando ao telefone e fecha a porta enquanto sua esposa estuda na sala ao lado, e ele faz isso por ser sério, provérbios 11:13, onde é mencionado que ele não deve revelar assuntos confidenciais, pois Deve ser difícil, porque os casamentos costumam discutir assuntos que dizem respeito ao cônjuge, mas vemos que o irmão assume com responsabilidade a designação que Jeová lhe deu. 

O QUE JEOVÁ PENSA DO QUE DIZEMOS



 15. O que Jeová achou dos três homens que foram ver Jó, e por quê?


Jeová ficou furioso com Elifaz, Bildade e Zofar, porque ele o chamou de tolo e disse-lhe que pedisse a Jó que orasse por eles. O motivo era que, depois de sofrer vários infortúnios infelizes, eles foram e o julgaram com severidade, como algumas declarações que diziam Eles eram verdadeiros, mas a maior parte do que falaram sobre emprego e sobre Jeová era falsa e cruel. 


16. Que lições o mau exemplo de Elifaz, Bildade e Zofar nos ensina?


 O que aprendemos é que não devemos julgar nossos irmãos, porque quando falamos, devemos garantir que nossas palavras sejam gentis e verdadeiras dessa maneira, estaríamos imitando a Jeová, pois Ele está muito interessado no que dizemos um ao outro. 


17. O que aprendemos do exemplo de Elihú?



Eliú foi o quarto homem a aconselhar Jó, porque, no caso dele, enquanto os outros três homens falavam, ele ouvia e depois deu a Jó conselhos compassivos, mas claros, que o ajudariam a mudar sua maneira de pensar, a coisa mais importante. que dar conselhos sempre honrou a Jeová, assim como seu exemplo nos ensina que há tempo para ficar em silêncio e ouvir, e que nosso principal interesse em aconselhar alguém é honrar a Jeová e não a nós. 


18. Como mostramos que apreciamos a capacidade de falar?

A melhor maneira de mostrar que apreciamos a capacidade de falar é seguir o conselho do provérbio 25:11; nossas palavras devem ser como maçãs douradas, isto é, preciosas e de grande valor; nossas palavras devem incentivar a construção, dessa maneira, se conversarmos um pouco ou muito, podemos ter certeza de que Jeová se orgulhará de nós. 


A QUE RESPONDERIA? 


Quando devemos falar? 


Aprendemos que devemos falar quando falamos de Jeová para outras pessoas, quando vemos que  alguém está se desviando e quando um irmão precisa de conselhos.  



COMENTÁRIO ADICIONAL



Devemos estar dispostos a falar sobre Jeová e o Reino, e fazemos isso quando pregamos, imitando Jesus, porque uma das principais razões pelas quais ele veio à Terra foi tornar conhecida a verdade sobre seu Pai, e Quando falamos de Jeová para outras pessoas. Devemos fazê-lo "com gentileza e profundo respeito" por suas crenças. 



Quando devemos ficar calados? 



Aprendemos que devemos ficar calados quando somos tentados a perguntar ou fornecer detalhes sobre como nosso trabalho é realizado em territórios onde é proibido e quando se trata de assuntos sensíveis e confidenciais da congregação. 


COMENTÁRIO ADICIONAL 



E também no Salão do Reino, quando alguns irmãos que os visitam não devem cercá-los e fazer perguntas que possam deixá-los desconfortáveis.


Que lições você aprendeu dos personagens bíblicos mencionados neste artigo? 



O que aprendi com esses personagens bíblicos é que, se queremos mostrar nossa gratidão pela capacidade de falar que Jeová nos deu, devemos seguir o que a Bíblia diz sobre quando falar e o que dizer, porque nossas palavras podem prejudicar ou aumentar muito, É por isso que é de grande importância, antes de falar, pensar sobre quais palavras usamos ou quando devemos ficar calados; se o fizermos, mostraremos nossa gratidão por esse grande presente. 


COMENTÁRIOS ADICIONAIS 

No caso de Eli, ele nos ensina uma lição importante: quando um membro da família ou amigo está violando os padrões de Jeová, a coisa certa a fazer é conversar com ele primeiro e depois garantir que eles recebam a ajuda dos anciãos; não é fácil fazer isso tomando Lembre-se de que há sentimentos envolvidos, mas o principal é honrar a Jeová e não o parente ou amigo de nossa família. No caso dos três homens que aconselharam Jó, aprendemos que não devemos julgar, também devemos ouvir antes de falar e, quando damos conselhos, devemos ser gentis e falar a palavra verdadeira, e o mais importante a ser lembrado é que Jeová , está nos observando e está interessado no que dizemos um ao outro.

Comentários