Estudo Bíblico da Congregação, Semana 25-31 de maio de 2020, Uma lição de humildade na última Páscoa.

Estudo Bíblico da Congregação, Semana 25-31 de maio de 2020, Uma lição de humildade na última Páscoa.




Estudo Bíblico da Congregação (30 min. Ou menos): j e cap. 116. 

Durante o jantar, o que Jesus disse aos apóstolos para indicar que sua morte está se aproximando? 


Depois de aceitar uma taça de vinho, Jesus agradece a Deus e diz a ele para pegá-la e passá-la entre vocês, porque eu lhe digo que de agora em diante não voltarei a beber o produto da videira até que o reino de Deus chegue. , com essas palavras, ele deixa claro que está se aproximando de sua morte.


Por que é surpreendente que Jesus é quem lava os pés dos apóstolos? Como normalmente, foi o anfitrião da casa que se certificou de que um de seus servos lavasse os pés dos convidados; nesse caso, o dono da casa não estava presente, qualquer um dos apóstolos poderia ter tomado a iniciativa e o fez, mas ninguém faz isso para que Jesus se levante e comece a fazer 

Ao lavar os pés dos apóstolos, que lição Jesus ensina? 

A lição é clara e emocionante, Jesus quer ensinar que seus seguidores devem servir aos outros com humildade e sem parcialidade. 


LIÇÕES DOS TEXTOS


João 13: 1, Jesus é o exemplo perfeito de amor, porque ele amou seus discípulos até o fim; daí aprendemos que os cristãos devem adotar a atitude mental de Cristo, pois o fim está próximo e logo a grande tribulação eclodirá, devemos mostrar amor pelas obras e cuidar do bem de nossos irmãos e de todas as outras pessoas, João 13: 1 a 11, a história diz que Jesus lavou os pés de seus apóstolos como se ele fosse um servo, uma lição chocante de humildade, Aprendemos isso que, se tivermos humildade, serviremos alegremente nossos irmãos como se fôssemos escravos deles e colocaremos seus interesses e bem-estar diante dos nossos, esse procedimento é sábio porque nos leva a um bom relacionamento com Jeová e nossos irmãos.


Lucas 22:17, embora a lei não exigisse que Jesus e seus apóstolos não se opusessem ao costume que os judeus haviam adotado de usar vinho na refeição da Páscoa, daí aprendemos que, participando de certos costumes ou tradições, os cristãos Garantimos que eles não entrem em conflito com o que a Bíblia ensina, somos claros que a Bíblia está completa e é o único guia seguro.

João 13: 6 a 9, Pedro era impulsivo e expressivo; no começo ele questionou o que Jesus estava fazendo, depois negou que Jesus lavasse os pés e, depois, na explicação de Jesus, insistisse em que ele lavasse as mãos e a cabeça. Aprendemos que nossa natureza humana imperfeita falha em nossas reações, mas Pedro era uma pessoa valiosa para Jeová e Jesus, o mesmo pode acontecer conosco se nos permitirmos ser moldados por Jeová e Jesus.

João 13:11, Jesus sabia que Judas o trairia, assim falando espiritualmente, ele disse que nem todos vocês são limpos, e disso aprendemos a importância da limpeza espiritual, porque se não queremos cair em pecados graves, devemos nos afastar. Em nosso coração, qualquer tendência a atos perversos e impuros, a chave é estar sempre em guarda para mantê-los limpos.

Comentários