Encontré Joyas Espirituais 2020 , semana de 25 a 31 de maio, GÊNESIS 42, 43.

Encontré Joyas Espirituais 2020 , semana de 25 a 31 de maio, GÊNESIS 42, 43.




Encontré Joyas Espirituais (10 min.) 


Gên 42:22, 37. Que boas qualidades Reuben tinha? (it-2 873, n.º 5).

Rubén convenceu seus irmãos a não matar José, por isso, vemos que ele tinha um grande senso de justiça e compaixão; também diríamos que ele era corajoso, porque não foi influenciado pelo ódio que o restante de seus irmãos sentia por José.



COMENTÁRIO ADICIONAL


Além disso, também podemos destacar sua coragem, quando ele deixou seus dois filhos como garantia de que ele voltaria com Benjamin, e de fato também vemos que ele era um homem de palavra e fé em Jeová, pois tinha certeza de que voltaria com seu irmão.


Algumas das boas qualidades de Ruben foram demonstradas quando ele convenceu seus nove irmãos a jogar Joseph em uma cisterna seca em vez de matá-lo, com a idéia de libertá-lo secretamente novamente. 



Gên 43:32. Por que era odioso que os egípcios comessem com os hebreus? (w04 1/15 29, par. 1).


Porque os egípcios desprezavam estrangeiros em geral e pastores em particular, devido ao orgulho racial e preconceito religioso.


 COMENTÁRIO ADICIONAL


E é bem possível que esse sentimento de desprezo pelos pastores se devesse ao fato de um sistema de castas egípcias ter colocado os pastores em um dos últimos lugares.


Talvez fosse principalmente devido ao orgulho racial e preconceito religioso. Além disso, os egípcios detestavam pastores. Por que razão? Possivelmente porque o sistema de castas egípcias colocou os pastores em um dos últimos lugares, ou talvez porque sentiram uma forte rejeição em relação àqueles que procuravam pastagens para os rebanhos, porque a terra de cultivo era escassa.



Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?



Gênesis 42: 36-38, pois nos mostra que Jacó muitos anos depois, ele ainda estava muito angustiado por pensar na morte de José, de modo que isso ensina a cada um de nós que nunca devemos pensar que nossos irmãos são exagerados, que Muito tempo depois, eles continuam a lamentar a morte de um ente querido, e muito menos neste caso, devemos julgá-los pela tristeza que sentem.





Gênesis 42: 8 nos diz que José reconheceu seus irmãos, por isso, se neste caso guardara rancor contra eles com o poder que possuía agora, ele pode ter se vingado deles, mas o que aconteceu é que eu não era assim, e isso nos ensina Uma lição importante para cada um de nós é aprender a perdoar e algo interessante para não guardar rancor.





Gênesis 42:25, vemos que, apesar dos males que seus irmãos haviam estado com José, ele cuidou deles, porque é por isso que os enviou com comida para sua terra e também com provisões para a viagem, então ele fez tudo possível nos beneficiar, isso nos ensina que, se eles nos prejudicaram no passado, se a qualquer momento podemos beneficiá-los ou ajudá-los, não devemos hesitar em fazê-lo.



Gênesis 40:25 mostra que havia fome em toda parte, e isso me faz pensar na fome em um sentido espiritual, no qual milhões de pessoas se encontram hoje, é por isso que tentam encontrar alimento espiritual de maneiras diferentes, é por isso que que é nossa responsabilidade cumprir ao máximo a comissão de pregação, para que todos venham a ouvir neste caso as boas novas do reino.



Gênesis 42:21, porque nos diz que os irmãos de José reconhecem seus pecados e as consequências de suas más ações, isso nos ensina que os maus atos e pecados que cometemos nos trarão más conseqüências a longo ou curto prazo, e é por isso que que é melhor sempre ouvir os conselhos de Jeová e não se perder nesse caso.



Gênesis 42:24 nos mostra que José não se deixou levar pelo rancor, mas também pelo sentimentalismo, porque ouviu que seus irmãos estavam arrependidos pelo que haviam feito, mas queria ter certeza disso, sem dúvida é uma lição muito importante para idosos no momento de atendimento de questões judiciais. Eles devem garantir que o arrependimento da pessoa seja completo e sincero.



Gênesis 43:31 nos diz que, quando Joseph não conseguia mais conter seus sentimentos, ele foi para outro lugar para chorar em particular, seu exemplo nos ensina que devemos cultivar o autocontrole e, dessa forma, se a qualquer momento um membro da família ou um irmão nos ofender, não vamos reagir impulsivamente.



Gênesis 42: 1 e 2, Jacó fez seus filhos procurarem e pedirem comida ao administrador do Egito, Joseph, isso me ensina que, da mesma maneira que Jeová guia os humanos arrependidos em direção ao administrador espiritual de alimentos, o maior Joseph Jesus Cristo, Jeová Ele o delegou para atuar como o preservador da vida neste tempo de fome espiritual.Vamos mostrar apreço pelo abundante e rico alimento espiritual que temos sob sua direção.



Gênesis 42: 6, o comportamento respeitoso demonstrado pelos irmãos de José, ilustra o cuidado que eles tiveram para evitar ofendê-lo, devido à sua posição como governante, isso me ensina que nosso comportamento deve mostrar que somos cristãos genuínos, não queremos fazer nada ofendendo a Jeová, os verdadeiros cristãos devem ter cuidado com palavras e ações e mostrar dignidade e respeito ao soberano soberano do universo Jeová Deus



Gênesis 43: 2-10, de maneira compassiva e respeitosa, os irmãos de José falaram com seu pai Jacó para permitir que eles comprassem comida no Egito, isso me ensina que devemos mostrar a mesma consideração e respeito pelos anciãos na congregação, Eles merecem um bom tratamento devido às qualidades louváveis ​​e ao registro de serviço fiel que demonstraram a Jeová. É dever de todo cristão mostrar respeito, compaixão e dignidade a nossos irmãos mais velhos.



Gênesis 42: 9-12 Joseph insistiu que seus dez irmãos eram espiões, aparentemente esse termo já era conhecido no Egito, isso me ensina que hoje em dia os países também recorrem à espionagem, devido ao nacionalismo e seu desejo de poder. que causou uma atmosfera de desconfiança e suspeita entre seus habitantes, mas muito em breve através do reino de Deus Jesus e dos ungidos fará com que a espionagem desapareça e implante um ambiente de honestidade, dignidade e amor.



Gênesis 42: 36-38, nesses versículos, os sentimentos de angústia e dor de Jacó por José, Simeão e Benjamim são percebidos, isso me ensina que o sofrimento e a terrível perda de um filho, seja no sentido físico ou espiritual, causam Um grande vazio no coração dos pais, a Bíblia nos ensina que Jeová eliminará esses sentimentos de profunda dor e angústia persistente à medida que o dia chegar. Jeová faz com que os pais recebam a força e o conforto que tanto precisam.



Gênesis 42:24 Este texto diz que José, como um homem poderoso se afasta e começa a chorar e não foi considerado fraco por fazê-lo, isso me ensina que as lágrimas dos homens não são um sinal de fraqueza, o choro é uma expressão natural de profunda emoção que alivia a angústia e a tristeza, por esse motivo os homens, quando enfrentam atenções emocionais, um conselho útil talvez não seja reter essas lágrimas. 

Comentários