Encontré Joyas Espirituais 2020, Semana de 18 a 24 de maio.

Encontré Joyas Espirituais 2020, Semana de 18 a 24 de maio.




Gên 41:14. Por que José fez a barba antes de ver o faraó? (w15 11/1 9 par. 1-3).

A razão é que, como era um costume tradicional egípcio, é muito provável que José tenha raspado a cabeça.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS


Em relação a esse tópico, o livro Insight explicou que, para os egípcios, o cabelo era algo sujo, por isso eles se orgulhavam de fazer a barba limpa.

Em muitas cidades antigas, incluindo os hebreus, era normal cultivar barba. Em vez disso, o comentário exegético e explicativo sobre a Bíblia comenta que "os egípcios eram os únicos orientais que gostavam de barbas raspadas".

A revista Biblical Archaeology Review mostra que alguns costumes cerimoniais egípcios aparentemente exigiam que um homem se preparasse para ficar diante de Faraó quando ele se preparasse para entrar em um templo. Nesse caso, José teve que raspar todo o corpo, da cabeça aos pés.

Gên 41:33. O que aprendemos da maneira como José falou com o faraó? (w09 15/11 28, par. 14).

O que podemos aprender é que ele sabia como se comportar e se relacionar com pessoas de alto nível; é por isso que o faraó, ao ver um homem humilde e sábio, decidiu dar-lhe uma posição muito importante, isso nos ensina que, como cristãos, devemos aprender boas maneiras e ser muito cortês ao dar a mensagem do Reino.


COMENTÁRIO ADICIONAL

No caso de José, também era evidente que seus pais o educaram bem, porque quando ele foi preso, ele foi cortês até com os outros presos. E sua maneira de abordar o faraó mostra que ele havia aprendido a se comportar diante de pessoas de alto escalão.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

Gênesis 40: 6,7, ensina-me a importância de estar atento e demonstrar interesse no ministério, pois assim será muito mais fácil conversar com as pessoas e que elas também tenham confiança suficiente para nos expressar suas preocupações, como aconteceu com o José.

Gênesis 41:16 mostra a resposta de José quando Faraó o elogiou, o que nos ensina que os servos de Jeová devem sempre ser humildes; portanto, quando alguém nos elogia por nossas habilidades ou privilégios, não devemos nos orgulhar, mas antes Pelo contrário, louvemos a Jeová pelo que ele nos deu.

Gênesis 41: 42,44 nos mostra que confiar em Jeová e ser paciente é a melhor coisa que podemos fazer em uma situação difícil, não devemos dar lugar ao desespero, porque se é assim, isso pode nos enfraquecer, é por isso que não devemos perder a fé. mas perseverar até o fim e Jeová abençoará nossos esforços.

Gênesis 40:20, nos lembra por que não comemoramos aniversários e que essa celebração foi realizada apenas por pessoas que não serviram a Jeová, como Faraó, para que este texto também possa nos ajudar no ministério a explicar o ponto de vista cristão. em relação a este tópico.

Gênesis 41:14, vemos que Joseph se adaptou às circunstâncias e a quem ele se apresentaria, isso nos ensina que, ao transmitir a mensagem, devemos nos adaptar à nossa audiência, por exemplo, com o nosso método de ensino ou talvez até em nosso meio. maneira de se vestir, bem Imagine que estamos indo para um território rural, então devemos mudar nossa maneira de nos vestir e não seria o mesmo que pregar em uma cidade, porque isso nos ensina bem no caso de Joseph, adaptando-se às circunstâncias.

Gênesis 41:38 nos mostra por que devemos sempre nos comportar como servos de Jeová, porque as pessoas não observam e, se virem que nos comportamos de maneira digna, daremos um bom testemunho.

Gênesis 40:23, vemos um exemplo que não queremos copiar, o do copeiro, uma vez que ele esqueceu José, isso nos ensina que nunca devemos esquecer os atos de bondade de outras pessoas em relação a nós e, na medida do possível, devemos corresponder a essa gentileza e não apenas em palavras, mas também em atos.

Gênesis 41: 33,36 mostra que José era um homem de visão e muito sábio; é por isso que acumulo alimento para toda a terra do Egito durante um período de abundância; isso nos ensina que devemos sempre tomar medidas de poupança, pois Seria de alguma proteção em tempos de necessidade ou dificuldades econômicas, como o que estamos enfrentando atualmente.


Gênesis 41:25 Joseph disse que os sonhos de Faraó tinham um evento que significa que aconteceria no futuro próximo. Isso me ensina que Jeová costumava usá-lo para revelar eventos futuros, mas hoje ele nos deixou sua palavra a Bíblia, que contém profecias que cobrem eventos que ocorrerão no futuro, assegura-nos que, no futuro próximo, os humanos desfrutem de um mundo maravilhoso.

Gênesis 40: 12-18, tanto o copeiro quanto o padeiro José lhe disseram, é a interpretação do seu sonho, ele revelou corajosamente as mensagens divinas, independentemente de serem boas ou más notícias, isso me ensina que o povo de Jeová, da mesma maneira que não mudamos ou suavizamos a mensagem de Deus, pelo contrário, proclamamos com alegria e zelo as boas novas, mas também com coragem e paciência declaramos as mensagens de advertência de Jeová.

Gênesis 40:23, certamente José se sentiu frustrado, pois o copeiro se esqueceu dele, mas não se deixou levar pelo desespero, mas continuou confiando em Jeová, isso me ensina que, neste momento difícil em que vivemos, precisamos de paciência perseverança e paz que somente Jeová pode nos dar e sabemos que ele nos ajuda principalmente em dois campos: um para lutar com desânimo e dois para manter a esperança

Gênesis 41:24, Faraó disse que havia contado seu sonho, mas que não havia ninguém que pudesse lhe explicar, isso me ensina que todos os deuses do Egito não foram capazes de interpretar os sonhos de Faraó, mas Jeová conseguiu esclarecer o significado de sonhos, hoje devemos ter certeza de que Jeová, o Deus das verdadeiras profecias, determina quando e como ele permite que seus servos entendam o significado de suas profecias.

Gênesis 40: 6,7, José mostrou um interesse sincero pelo copeiro e, quando o padeiro viu o rosto deles, notou que algo neles não estava indo bem, isso me ensina que o mesmo interesse altruísta, devemos mostrar ao nosso vizinho, ao fazê-lo, tomamos o iniciativa e estamos dispostos a sacrificar tempo, energia e dinheiro para o bem dos outros, com isso obteremos o carinho dos outros e a aprovação do Deus Altíssimo.

Gênesis 40: 8, O padeiro e o copeiro ficaram intrigados por não saberem a interpretação dos sonhos, mas Joseph diz a ele que as interpretações não pertencem a Deus, isso me ensina que essas palavras ditas por Joseph são realmente cristãos sábios, não somos donos de explicar as passagens da Bíblia de maneira pessoal, pedimos ao autor Jeová que a interprete para nós; dessa maneira, descobriremos o significado correto de sua palavra.

Comentários