TESOUROS DA BÍBLIA, semana de 27 de abril a 3 de maio, "Os terríveis resultados da má companhia".
"Os terríveis resultados de más empresas" (10 minutos)
O QUE UMA EMOÇÃO INTENSA É O AMOR DOS PAIS!, Porque esse amor os faz sacrificar pelos filhos, educá-los e aconselhá-los, mas o que acontece quando eles decidem ter "má companhia" e, como conseqüência, recebem "RESULTADOS TERRÍVEIS" !, Verdade que os efeitos são devastadores?, Porque não apenas os efeitos prejudiciais dessa decisão são para eles, mas para todo o ambiente familiar e podem até afetar a UNIDADE da Congregação; Bem, neste discurso, falaremos sobre alguém que, devido à má companhia, provocou RESULTADOS TERRÍVEIS, para entender mais sobre essa história, volte sua atenção para a Bíblia, por favor, e vamos olhar juntos no livro de Gênesis, capítulo 34 e versículo 1. Dina, a filha que Leah deu a Jacob, costumava visitar as meninas locais.
Agora, de acordo com o texto lido, a quem estamos nos referindo? Dina, filha que Lea deu a Jacob, e o texto menciona que ela costumava visitar as pessoas daquele lugar e entender mais, vamos ver o contexto Jacó foi para a terra que Deus escolheu para seu povo, protegida pelas montanhas Elbal e Guerizim, que é a cidade de Siquém. Foi neste lugar onde, quase quatro mil anos atrás, Jeová prometeu a Abraão: "Aos seus descendentes darei esta terra". De acordo com essa promessa, Jacó, neto de Abraão, acampou em Siquém e construiu um altar ao qual chamado "Deus, o Deus de Israel". Provavelmente Jacó cavou um poço neste local para fornecer água para sua família e seus rebanhos, um poço que séculos mais tarde seria conhecido como "a fonte de Jacó". Sua filha Dina procurou suas companhias entre os jovens cananeus de Siquém. Dina,que ainda era jovem, deixou a segurança das lojas de sua família e começou a visitar a cidade vizinha, onde fez alguns amigos que não estavam servindo a Jeová, para que possamos ver que a filha de Jacó não era ZEL por causa da adoração verdadeira, e Como essas EMPRESAS NÃO AMAM JEOVÁ, ela foi exposta a algum perigo, pois teve que passar por uma situação muito horrível.O que aconteceu? Vamos agora ler o versículo 2 do mesmo capítulo 34 do livro de Gênesis; É assim: Um dia Siquém, que era filho de Hamor, o heveu, um dos chefes do lugar, a viu. Então ele a levou embora, dormiu com ela e a estuprou.então podemos ver que a filha de Jacó não teve ZEAL devido à adoração verdadeira, e porque essas EMPRESAS NÃO AMAM JEOVÁ, ela foi exposta a algum perigo, pois teve que experimentar uma situação muito horrível, o que aconteceu? versículo 2 do mesmo capítulo 34 do livro de Gênesis; É assim: Um dia Siquém, que era filho de Hamor, o heveu, um dos chefes do lugar, a viu. Então ele a levou embora, dormiu com ela e a estuprou.então podemos ver que a filha de Jacó não teve ZEAL devido à adoração verdadeira, e porque essas EMPRESAS NÃO AMAM JEOVÁ, ela foi exposta a algum perigo, pois teve que experimentar uma situação muito horrível, o que aconteceu? versículo 2 do mesmo capítulo 34 do livro de Gênesis; É assim: Um dia Siquém, que era filho de Hamor, o heveu, um dos chefes do lugar, a viu. Então ele a levou embora, dormiu com ela e a estuprou.
O texto menciona que Dina foi tomada à força, por Shechem, que era o chefe do lugar, Shechem fez algo que parecia normal e aceitável. Por ter sido atraído por Dinah, ele "a levou" e a "estuprou", agora, por causa desse ato desprezível, como sua família reagiu? Vamos ver agora os versículos 7 e 25 do mesmo capítulo 34 de Gênesis, O versículo 7 é assim: mas os filhos de Jacó descobriram e imediatamente voltaram do campo. Eles ficaram ofendidos e com muita raiva porque Shechem desonrou Israel dormindo com a filha de Jacob, algo que não deveria ser feito.
Os irmãos de Dina se sentiram desonrados, ofendidos e MUITO IRRITADOS, porque esse ato terrível foi o início de uma série de eventos trágicos para Dina e toda a sua família: Por que dizemos isso? No terceiro dia, quando os homens ainda estavam sofrendo, Simeão e Levi, dois filhos de Jacó que eram irmãos de Diná - cada um deles pegou uma espada e foram para a cidade. E lá, sem ninguém esperar, eles mataram todos os homens.
Como podemos ver, os resultados foram catastróficos.O que podemos aprender dessa história? Essa história nos ensina uma lição importante: os atos de retaliação frequentemente provocam uma espiral interminável de violência. Como já foi dito às vezes, "a vingança pede mais vingança". Quão verdadeiras são essas palavras!
Algumas pessoas pensam que "a vingança é doce", acreditam que se vingar aliviará sua dor, isso será verdade? Bem como verdadeiros servos de Jeová, acreditamos no contrário. Bem, para nós, "A Vingança É Amarga", porque traz muita dor, prova disso é o que aconteceu com a Família de Dina, porque eles conseguiram algo com esse massacre? A resposta é encontrada no que Jacó disse a seus filhos quando soube o que havia acontecido: “Você me trouxe dificuldades, me tornando odioso entre os habitantes do país [...] eles se reúnem contra mim e me atacam, e eu serei destruído. eu e minha casa ”. É isso mesmo, a única coisa que Simeon e Levi fizeram foi piorar o problema. Depois disso, a família de Jacob teve que se proteger contra possíveis ataques de seus vizinhos indignados. Talvez para impedir que isso aconteça,Deus ordenou que Jacó se mudasse para Betel.
Dedicar todas as nossas energias a nutrir rancores nos machuca muito. Por esse motivo, um certo livro descreve quem vive preso pelo ressentimento e pela indignação: “Sua própria raiva o consome. Faz com que gaste tempo e energia, enquanto continua a cozinhar em suas dolorosas experiências passadas, lançando maldições contra aqueles que o machucam e planejando se vingar ”. Saber perdoar implica em fazer as pazes com seu passado e viver sem rancor, porque esse livro clareza, é a "BÍBLIA".
Agora, hoje em dia, devemos tomar cuidado com as más companhias? O que acontece se virmos um colega de classe no trabalho, ou na vizinhança, que aparentemente demonstre boas qualidades, isso significa que são boas empresas? ; Então, o que devemos levar em conta para ter certeza em quem confiar, já que lembramos que Dina procurou amigos "FORA", quando os conseguisse em sua PRÓPRIA CIDADE, o que podemos aprender com o que Dina fez? Bem, devemos procurar amigos que amam a Jeová, por assim dizer, que eles NÃO ESTÃO FORA DA CIDADE, isto é, da ORGANIZAÇÃO DA JEOVÁ. É por isso que, queridos irmãos e irmãs, fazemos bem em nos perguntar estas três perguntas: essa pessoa me ajudará a melhorar minha amizade com Jeová?
De acordo com suas conversas, o que é mais importante para ela? E PERGUNTE-SE: “Que efeito minhas empresas têm na minha amizade com Jeová?” Fazer essas perguntas nos ajudará a tomar boas decisões, nos libertaremos de conflitos desnecessários, promoveremos a paz em nossa família e no povo de Deus, e o mais importante de tudo, se formos felizes, faremos feliz nosso criador Jeová.
Comentários
Postar um comentário