Estudo de Sentinela 2020, Artigo 8, Semana De 20 a 26 de abril, Busquemos a paz lutando contra a inveja
Estudo de Sentinela 2020, Artigo 8, Semana De 20 a 26 de abril, Busquemos a paz lutando contra a inveja.
1. Que efeito a inveja teve na família de Joseph?
Jacó mostrou um carinho especial por seu filho José, por causa disso, seus dez irmãos sentiram inveja e, como conseqüência, o odiaram, chegaram ao ponto de vendê-lo e mentir para seu pai, dizendo que um animal selvagem havia matado José, o efeito do inveja foi que a paz da família foi quebrada e eles quebraram o coração de seu pai.
COMENTÁRIO ADICIONAL
O texto de Gênesis 37: 4 mostra claramente o que motivou os Irmãos de José a agir dessa maneira, porque ver e estar pendente no amor que Israel sentia por José os fez abrigar sentimentos negativos e, finalmente, eles agiram de maneira errada; a partir deste texto, aprendemos uma lição muito importante, de que não devemos ficar pendentes nas realizações ou situações em que podemos abrigar sentimentos de inveja, porque pode chegar o momento em que não teremos controle sobre ele, assim como aconteceu com os irmãos de José.
2. De acordo com o que Gálatas 5: 19-21 diz, por que a inveja é tão perigosa?
A inveja é um sentimento prejudicial que envenena aqueles que se deixam dominar por ela; por isso, nesses textos, aparece entre as obras perigosas da carne, que podem impedir-nos de herdar o reino de Deus.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Em Gálatas 5: 20-21, é feita uma comparação que nos faz refletir, pois compara a idolatria à inveja, porque às vezes podemos pensar que a inveja é algo inofensivo e o texto nos faz ver que não é assim, Pelo contrário, devemos ter muito cuidado em abrigar esse sentimento, pois idolatria é o mesmo que inveja de Jeová.
3. O que veremos neste artigo?
Devido à imperfeição, todos temos uma tendência à inveja, portanto, neste artigo, veremos alguns exemplos bíblicos que servem como um aviso e nos ajudarão a saber por que a inveja pode estar presente em nossos corações.
Também discutiremos maneiras de combatê-lo e promover a paz.
4. Por que os filisteus invejaram Isaque?
Eles o invejavam pela prosperidade material que Isaque tinha; os filisteus injustamente chegaram a cobrir os poços de água que Isaac usava para seu gado; isso nos mostra que as pessoas invejosas não apenas querem o que os outros têm, mas também querem o bem. outra pessoa não tem nada.
5. Por que os líderes religiosos invejavam Jesus?
Os líderes religiosos tinham inveja de Jesus, porque ele era muito apreciado pelas pessoas comuns, sua popularidade se devia ao ensino da verdade, por isso, em João 12:19, ele menciona que os fariseus se queixavam dizendo: o mundo se foi. Ele, com isso aprendemos que devemos lutar contra a inclinação de invejar os irmãos que têm qualidades, pelas quais são apreciados na congregação; pelo contrário, devemos tentar imitá-los.
6. Como Diotrephes mostrou que estava com inveja?
Diotrephes mostrou que estava com inveja ao espalhar comentários maliciosos, para desacreditar o apóstolo João e outros superintendentes, isso é um aviso para nós. Porque mesmo que não nos comportemos como ele, podemos começar a sentir inveja de um irmão que recebe uma designação que desejamos.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Mesmo se não nos comportarmos como Diotrephes, poderíamos pensar que as tarefas que o irmão realiza de maneira eficiente, também poderíamos fazê-lo, porque se pensássemos assim, mais cedo ou mais tarde, acabaríamos nos comportando como ele.
7. Que efeito a inveja pode ter sobre nós?
O efeito da inveja é desastroso porque é alimentado por emoções negativas, como ciúme, orgulho e egoísmo, assim como colheríamos uma planta venenosa, por isso devemos invejar, arrancá-la assim que começar a brotar em nossos corações.
COMENTÁRIO ADICIONAL
E algo interessante que o parágrafo menciona é que, a inveja pode impedir o crescimento de boas qualidades, porque isso significa que, se continuarmos a manter a inveja, por mais que tentemos cultivar boas qualidades, será muito difícil desenvolvê-la.
ILUSTRAÇÃO
A caixa mostra como o coração pode ser comparado a um campo, e as boas qualidades, às flores que nele crescem. Mas a inveja é como uma planta venenosa: ela pode impedir o crescimento de boas qualidades, como amor, compaixão e bondade, pois podemos ver a irmã se isolando devido a sentimentos de inveja, porque deve arrancá-la assim que começar a brotar. caso contrário, acabará envolvendo-o como a grama venenosa na flor.
8. O que pode nos ajudar a combater a inveja?
Um antídoto infalível é a humildade; se formos, não teremos um conceito muito alto de nós mesmos e estaremos de acordo com as responsabilidades que já temos e não acharemos que merecemos mais do que os outros, mas ficaremos felizes por um irmão receber uma nova responsabilidade. Porque entendemos que é uma bênção para todos nós.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E outra coisa que pode nos ajudar é o que é mencionado, Gálatas 6: 4, porque nos encoraja a examinar nossas próprias ações, o que significa que devemos ficar satisfeitos com o que alcançamos sem nos compararmos a nenhum irmão, já que Jeová Deus Ele deu a cada um de nós habilidades diferentes.
Meditar sobre o que 1 Timóteo 6: 7,8 diz nos ajudará a combater a inveja, pois saber que não trouxemos nada e não levaremos nada conosco fará com que compreendamos o valor real das coisas deste mundo. , porque o texto nos encoraja a ser felizes com o que temos e, portanto, não invejamos. Pois quem é humilde sente-se satisfeito e se alegra com a pessoa que recebe algo bom.
9. De acordo com Gálatas 5:16 e Filipenses 2: 3, 4, o que o espírito santo nos ajudará a fazer?
Em Gálatas, é mencionado que devemos andar de acordo com o espírito; por isso, em Filipenses, somos encorajados a ser humildes e buscar os interesses de outros, o que significa que precisamos da ajuda do espírito santo de Jeová, para não desenvolva esse sentimento de inveja porque é prejudicial; se, quando examinarmos que temos pensamentos e sentimentos de inveja, devemos substituí-los imediatamente por boas e edificantes qualidades, isso só será alcançado com a ajuda do espírito santo de Deus.
ILUSTRAÇÃO
Na figura, vemos que, com a ajuda do espírito santo de Deus, podemos arrancar inveja de nossos corações e substituí-la por humildade; e é isso que podemos ver na imagem: a irmã decidiu arrancar grama venenosa ou inveja de seu coração , pois deu lugar a um sentimento de satisfação com o que temos, e o antídoto que usei foi a humildade, porque agora o vemos como feliz.
10. Que situação testou Moisés? (Veja o desenho na capa). Jeová dera a Moisés a autoridade de liderar o povo, mas ele não era o único, porque mais tarde Jeová tirou parte de seu espírito e o deu a 70 homens israelitas, que estavam perto da tenda da reunião, mas pouco depois de dois homens. Chamados Eldad e Medad, receberam o espírito santo de Deus e se comportaram como profetas.Josue correu para avisar Moisés e pediu que ele os parasse, mas Moisés disse-lhe: Você está com ciúmes de mim? Os membros do povo de Jeová eram profetas, como vemos Moisés teve uma boa atitude, ele ficou feliz por eles e não sentiu inveja.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
Na ilustração, vemos o momento em que um jovem muito preocupado informa Moisés e Josué que dois homens estão se comportando como profetas no acampamento, e o que é notável é que Moisés é muito calmo, pois a humildade o ajuda a tenha uma boa atitude, porque ele estava feliz por eles e não sentia inveja.
11. Como os anciãos podem imitar Moisés?
Eles podem imitar Moisés, sendo humildes e com uma boa atitude, por exemplo, pode pedir ao velho que dirige a torre de vigia que prepare e ensine outro irmão para que mais tarde ele possa liderar o estudo, se mostrar que está feliz. para ajudar os outros a progredir, ao contrário do que se não o faz, é porque você não tem uma boa atitude e se sente ameaçado.
12. Como muitos servos de Deus mostram que são humildes e satisfeitos com o que têm?
Por várias décadas, muitos irmãos mais velhos nos anos 70 e 80 serviram e tiveram responsabilidades e privilégios dentro da congregação, mas nos últimos anos eles estiveram dispostos a desistir e abandonar suas designações, e aceitaram com satisfação um diferente dessa maneira. humildes, esses irmãos são um bom exemplo, pois não sentem inveja dos que agora cumprem as designações que tinham antes.
ILUSTRAÇÃO
A imagem nos transmite uma maneira de imitar a humildade de Moisés, quando temos responsabilidades e privilégios por muitos anos, pois no primeiro prato podemos ver um homem idoso, de idade avançada, cruzando os braços demonstrando desconforto, quando atribuem um Irmão mais novo a cuidar das mesmas responsabilidades que ele tinha, porque na outra imagem já o vemos mais feliz em ver o irmão mais novo assumindo a tarefa e, finalmente, na terceira gravura, imitando o exemplo de Moisés, o parabeniza por ter feito isso. Bem, ele não está com ciúmes porque agora o irmão assiste às tarefas que ele tinha antes.
13. Por que Paulo pode ter sido tentado a invejar os 12 apóstolos?
Paulo foi nomeado apóstolo das nações, mas ele não teve a honra de ser um dos doze apóstolos, por isso ele poderia ter inveja deles, porque os doze apóstolos estavam com Jesus durante seu ministério na Terra e gozavam do privilégio de ter um relacionamento íntimo com ele, no entanto, Paulo estava feliz com o que tinha e não permitiu que a inveja se alastrasse em seu coração; ele se esforçou muito no ministério, era humilde e disse que sou o menor dos apóstolos. e eu não mereço ser chamado apóstolo.
14. O que faremos se formos humildes e satisfeitos?
O que faremos é que imitaremos Paulo e respeitaremos a autoridade que Jeová deu a outros irmãos, em Efésios 4: 8, diz que Jeová deu homens como presentes, por isso, quando os respeitamos e seguimos humildemente sua direção, estamos Amigos de Jeová, e temos paz com nossos irmãos.
15. O que temos a ver com inveja?
Temos que fazer duas coisas: uma, remover o sentimento prejudicial do coração e, por fim, não devemos espalhá-lo nos outros.
Romanos 14:19, nos incentiva a buscar a paz e as coisas que edificam, porque a inveja faz o oposto do que é mencionado neste texto; portanto, o que devemos fazer é ajudar os outros a combater a inveja, e assim colaboraremos pela paz na congregação.
16. Como podemos ajudar outras pessoas a combater a inveja?
Fazemos isso evitando sempre falar sobre os bens que temos ou as coisas que planejamos comprar; também não devemos nos gabar das responsabilidades que temos na congregação; se insistirmos em falar apenas sobre essas coisas, preparamos o terreno para a inveja. , o melhor seria se interessar pelos outros e reconhecer as boas qualidades que eles têm, isso promove a paz e a unidade na congregação.
17. O que os irmãos de Joseph conseguiram fazer e por quê?
Quando anos depois eles se apresentaram a José e não o reconheceram, ele o colocou à prova para ver se eles haviam mudado ou ordenou uma refeição para todos eles, mas disse que serviria porções maiores ao irmão mais novo Benjamin, não há evidências para mostrar que seus irmãos Eles sentiram inveja desse ato, antes mostraram um interesse autêntico por Benjamin e seu pai Jacob, este exemplo nos ensina que, quando evitamos qualquer inclinação à inveja, contribuímos para a paz na família e na congregação.
COMENTÁRIO ADICIONAL
18. De acordo com Tiago 3:17, 18, o que acontecerá se contribuirmos para um ambiente pacífico?
Como dizem esses textos, praticando a sabedoria de cima que vem de Jeová, ele nos torna pessoas com boas qualidades e promove a paz; o mais importante é que, se resistirmos ao ataque de inveja, ficaremos mais felizes e agradaremos a Jeová, nosso pai. celestial.
QUE RESPOSTA VOCÊ DARIA?
Como o espírito santo nos ajuda na luta contra a inveja?
A ajuda do espírito santo é fundamental, pois nos permite examinar nossos pensamentos e sentimentos. Se percebermos que estamos desenvolvendo esse sentimento prejudicial de inveja, precisamos imediatamente substituí-los por boas e edificantes qualidades, para que o espírito santo nos ajude a corrigir e superar as inclinação para a inveja.
Como ser humilde e satisfeito nos ajuda a combater a inveja?
A humildade nos ajuda a ter um conceito adequado e equilibrado de nós mesmos, e a não pensar que merecemos mais que os outros, também, se estamos satisfeitos com o que temos, não nos comparamos com os outros, porque sabemos que uma atitude competitiva não faz nada, mas piora as coisas. nossa inclinação inata à inveja, é por isso que ficamos felizes quando outro irmão recebe uma designação porque sabemos que é uma bênção para todos nós.
Como ajudaremos os outros na luta contra a inveja?
Ajudamos os outros a se interessarem por eles e falamos coisas edificantes; devemos ser modestos e reconhecer as coisas boas que os outros fazem, para ajudá-los a se sentirem satisfeitos e promover a paz da unidade na congregação.
Comentários
Postar um comentário