Estudo bíblico da congregação, semana de 27 de abril a 3 de maio de 2020, uma lição sobre vigiar: as 10 virgens.

Estudo bíblico da congregação, semana de 27 de abril a 3 de maio de 2020, uma lição sobre vigiar: as 10 virgens.





Estudo Bíblico da Congregação (30 min. Ou menos): j e cap. 112


As 10 virgens estão vigilantes e prontas? Explique.

Nem todos estão vigilantes e prontos, de acordo com a parábola em que as dez virgens devem ser preparadas e ter as lâmpadas acesas para quando o noivo chegar, as prudentes mostraram-se vigilantes e prontas, porque trouxeram mais óleo para o caso de ficarem sem lâmpadas. Por outro lado, as virgens tolas não pegaram mais óleo e tentaram, sem sucesso, que os prudentes lhes dessem o seu, a partir disso, entende-se que cada uma delas tinha que demonstrar que estava esperando fielmente o noivo e ficar alerta.


COMENTÁRIO ADICIONAL

Não, as dez virgens são vigilantes, apenas cinco são prudentes e carregam uma garrafa de óleo reservada para as lâmpadas, mas há outras cinco tolas e que não estavam atentas ou preparadas para a chegada do noivo, ou seja, enquanto um se eles tinham óleo de reserva que os outros não, é por isso que também podemos dizer que não estavam vigilantes, e o termo vigilantes também implica que é preciso estar preparado para as coisas futuras.


Quem o noivo representa? Quem as virgens representam?

O noivo representa Jesus e as virgens representam cristãos ungidos.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS

  • O noivo é Jesus e nós sabemos disso, porque em Lucas 5: 34-35 ele já havia se comparado a um noivo. 


  • Virgens são o pequeno rebanho de cristãos ungidos, e sabemos por que Jesus, falando do pequeno rebanho em Lucas 12: 35-36, disse que elas deveriam estar prontas com as lâmpadas acesas, assim como as virgens.



Que lição Jesus quer ensinar com a parábola das 10 virgens?


Jesus conta a parábola das dez virgens, para dar um aviso a todos os ungidos que vivem nos últimos dias, porque eles devem manter vigilância vigilante para não perder sua recompensa por ir para o céu.


LIÇÕES DOS TEXTOS

Mateus 25 2 Jesus diz que existem cinco virgens prudentes e cinco tolas, isso não significa que haveria um grupo de ungidos que seriam infiéis, mas cada ungido tem a opção de decidir, entre estar alerta ou distraído, da mesma maneira que somos De outras ovelhas, aprendemos que, por escolha pessoal, escolhemos servir fielmente a Jeová e rejeitamos tudo o que ele oferece de Satanás e de seu mundo.

Mateus 25: 5, Jesus disse que as dez virgens dormiam e adormeciam, com isso aprendemos o esforço que todos os cristãos devem fazer para não nos enfraquecer ou nos distrair, enquanto esperamos que o novo mundo chegue, sabemos que Satanás está à espreita Portanto, devemos manter os olhos bem abertos, ver claramente as armadilhas e evitá-las.

Em Mateus 25: 8, é-nos mostrado que as virgens tolas tentaram, sem sucesso, fazer com que os sábios lhes dessem seu óleo; daí aprendemos que não devemos esperar que outras pessoas sejam fiéis por nós, ou que vivam e estejam alertas para nós, quando Jesus veio para julgar os seres humanos, cada um terá que prestar contas.

Mateus 25:10 a 12, nesta parábola, vemos os resultados como virgens prudentes, porque elas entram no banquete ao lado do noivo. Em vez disso, as virgens tolas não entram, e Jesus diz que eu não as conheço, e assim aprendemos que, se esforçarmos para Coração por estar preparado e por nos manter alertas, desfrutaremos o maravilhoso futuro que Jeová nos oferece; por outro lado, se nos distrairmos e aceitarmos o que o mundo de Satanás nos oferece, seremos destruídos.

Mateus 25 10 Estamos todos entusiasmados em pensar no evento mais importante da parábola: o casamento, disso aprendemos que, graças a essa união, a humanidade finalmente terá um governo perfeito e nos trará benefícios eternos, por isso, mantenha-se alerta até o noivo finalmente chega.

Mateus 25: 3 a 5, este texto me ensina como é importante preparar antecipadamente, assim como as virgens prudentes, estamos muito perto do fim deste sistema de coisas e não conhecemos os testes que vamos enfrentar, pois que, como as virgens prudentes, devemos nos preparar de antemão e aumentar nossa fé, para que não vacile quando os testes chegarem.

Mateus 25:10 O texto mostra que, uma vez que o noivo e as virgens sábias entraram, a porta foi fechada; desse texto aprendemos que algo semelhante acontecerá nos julgamentos de Jeová, porque bons atos e lealdade a Jeová não deve se mostrar apenas em momentos de provação, mas em todos os momentos de nossas vidas devemos demonstrar que respeitamos os padrões de Jeová, porque é o momento agora, pois se não o fizermos, por assim dizer, a porta estará fechada.

Mateus 25:13 nos lembra o que Jesus espera de cada um de nós, espera que estejamos preparados e permaneçamos alertas, e uma maneira de estar alerta é colocar a pregação em primeiro lugar em nossas vidas.

Mateus 25:10 lá vemos que 5 virgens deixam o óleo escorrer, e elas compram mais, da mesma maneira que hoje um cristão pode se distrair e não estar totalmente preparado para a chegada de Jesus, é por isso que devemos Auto-examine-se e veja se isso estava acontecendo conosco: nesse caso, devemos fazer as alterações necessárias o mais rápido possível.

Comentários