encontré joyas espirituais 2020, semana de 27 de abril a 3 de maio.

encontré joyas espirituais 2020, semana de 27 de abril a 3 de maio.




Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.) 



Gên 35: 8. Quem foi Débora, e o que podemos aprender com ela? (it-1 642, parágrafo 5). 

Ela era a ama de leite de Rebecca e, mais tarde, sua serva ou assistente, mesmo após a morte de Rebecca, ela continuou como serva da família, e diríamos que ela não era uma serva simples porque tinha todo o carinho, pois quando morreu eles a enterraram. Eles a chamaram de uma enorme árvore de choro e com isso aprendemos que, ao servir a Jeová, devemos ser fiéis e permanecer fiéis até o fim de nossos dias, conquistando assim o amor e a apreciação de Jeová por portanto, permaneceremos em sua memória 


COMENTÁRIO ADICIONAL


Além disso, devemos lembrar que Débora acompanhou Rebeca a uma terra que ela não conhecia e nunca voltou para sua casa, isso nos ensina que, ao servir a Jeová de todo o coração, devemos estar dispostos a fazer sacrifícios, grandes ou pequenos. 

Gên 35: 22-26. Por que sabemos que não era necessário ter o direito do primogênito de ser ancestral do Messias? (w17.12 14 par. 1-3). 


É porque o messias não passou pela linha de Rúben, que foi o primogênito de Jacó, porque ele perdeu o direito de primogenitura, nem por José, a quem os direitos de Rúben foram passados, mas pela linha de Judá, então podemos concluir que às vezes a linha do messias passava pelo primogênito, mas nem sempre era assim, porque não era necessário ter esses direitos para se tornar ancestral de cristo.


COMENTÁRIO ADICIONAL 

Ao revisar certos relatos bíblicos, vemos que não era necessário ser o primogênito, ser ancestral do messias, vamos ver algumas evidências, o primogênito de Jacó ou Israel, era Ruben quem ele tinha com Lea, depois o primogênito, o primeiro O filho que Jacó teve com sua esposa favorita, Raquel, foi José. Quando Rúben cometeu um pecado, o direito de primogênito, ele passou a José; mesmo assim, o messias não passou pela linha de Rúben, nem pela de José, mas pela linha de Judá. o quarto filho de jacob que ele teve com lea.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?


Gênesis 34: 18-19, esses textos dizem que ele era o mais respeitável de sua família; no entanto, ele cometeu um estupro contra Dina; isso me ensina que os valores e comportamentos que as pessoas vêem como normais são o oposto de Os padrões e princípios de Jeová, portanto, seria míope e tolo buscar aceitação neste mundo, mas se queremos ter Jeová como nosso amigo, nos preocuparemos em seguir os critérios divinos sobre o que é honroso e honrado sobre o que não é.

Gênesis 35:22 a 26 os nomes dos doze filhos de Jacó são mencionados, mostrando-nos um registro genealógico de sua família. Podemos nos perguntar por que Jeová nos deixou esses detalhes, os motivos que são a prova da autenticidade da Bíblia, pois que honestamente apresenta a verdadeira história e me ensina que devo agradecer que Jeová tenha preservado esses detalhes para que possamos ter confiança e entendimento de sua palavra.

Gênesis 35: 9-13, Lá podemos ver que Jeová, novamente confirma a Jacó a preciosa promessa, que ele é o herdeiro da aliança agora abraâmica, isso me ensina que Jeová é fiel à sua palavra, que cumpriu sua promessa a respeito Jacó nos fornece uma esperança certa, que é como uma âncora para nossa alma, e garante que ele não falhará no cumprimento de suas promessas.

Em Gênesis 35:29, vemos que Isaque nunca desistiu, apesar de finalmente ter morrido; ele viveu satisfeito após uma longa vida servindo a Jeová, a vida daqueles que sofreram, me ensina que podemos permanecer firmes e não desistir, devemos estar determinados a perseverar até que o novo mundo chega, ou a morte chega, porque se tivermos essa atitude, podemos dizer que vivemos satisfeitos após uma longa vida servindo a Jeová.


Gênesis 34:31, é normal que Simeão e Levi tenham se indignado com o que aconteceu com sua irmã, mas, ao não controlá-lo, os levou a cometer um pecado grave, isso me ensina que perder o autocontrole pode nos levar a extremos, por Portanto, peçamos a Jeová que seu espírito controle nossas emoções, pois podemos ter certeza de que a justiça de Jeová cuidará de qualquer ato ultrajante. Gênesis 35:17 a 19, Raquel morreu ao dar à luz como conseqüência da imperfeição herdada, isso me ensina que o pecado herdado nos levou a inúmeros problemas, levando à morte, mas Jeová tem a solução definitiva para acabar com eles. Por esse motivo, esperamos que chegue o dia em que todos gozemos de perfeita saúde onde a morte não existirá mais.


Gênesis 35:22 nos ensina o quanto é importante cultivar o autocontrole, já que Rubén perdeu o direito de primogenitura, devido à falta dele, por esse motivo, temos que aprender a dominar nossos pensamentos e emoções, pois, caso contrário, poderíamos cometer atos que sofrer a desaprovação de Jeová. Gênesis 34: 1 mostra que Dina tinha amigos que não amavam a Jeová, o que lhe causou muitas tragédias. Se não queremos passar pela mesma coisa, é muito importante que nossos amigos sejam pessoas que amam a Jeová. Gênesis 35:29 diz que Isaque morreu satisfeito, e isso porque ele serviu a Jeová por toda a vida, isso nos ensina que, se queremos que nossas vidas tenham significado, devemos servir fielmente a Jeová e confiar que todas as suas promessas serão cumpridas em breve.


Gênesis 34: 1 a 4, mostra-nos o profissional da imprudência que Dina cometeu ao escolher seus amigos, ela aprendeu uma lição muito importante, mas da maneira ruim, isso nos ensina que não devemos esperar que coisas ruins aconteçam para nós apenas obedecer o que que Jeová nos diz, mas devemos sempre seguir seus conselhos e assim evitaremos muitos problemas.

Comentários

  1. Para ser nos servos de Jeová e preciso observar seus mandamentos e obedecer aceitar seus conselhos porque seus conselhos não dão pesados nem difíceis só assim evitaremos muitos problemas conforme genesis 31:1-4

    ResponderExcluir

Postar um comentário