Tesouros da Bíblia, Semana 2020 de 27 de janeiro a 2 de fevereiro, "Toda a terra ainda tinha a mesma língua"

Tesouros da Bíblia, Semana 2020 de 27 de janeiro a 2 de fevereiro, "Toda a terra ainda tinha a mesma língua"





“Toda a terra ainda tinha o mesmo idioma” (10 minutos).

O FALAR não é uma faculdade que o ser humano desenvolveu por si mesmo. É um presente que ele recebeu de seu Criador, Jeová. Quando Deus criou Adão, ele não apenas lhe concedeu a capacidade de falar, mas também de formar novas palavras que ampliariam seu vocabulário.

Mas não apenas os humanos têm o dom da linguagem, outros seres também o têm, os espíritos, as pessoas celestiais, eles também os têm! É claro que Deus e os anjos não se comunicam pelo uso de vozes ou linguagem que podemos ouvir e entender. Porque não? Como para propagar ondas sonoras vocais que os humanos podem ouvir e entender, é necessária uma atmosfera como a da Terra.

Parece que a linguagem que Adão recebeu foi o que mais tarde ficou conhecido como hebraico. Pelo que se vê, pelo menos nos primeiros 1.757 anos de existência humana, toda a humanidade continuou a falar essa língua.

Mas como agora existem idiomas diferentes, vamos ver o que a história nos diz em Gên 11: 1-4. Agora, a Terra inteira ainda tinha o mesmo idioma e um único conjunto de palavras. * 2 Quando as pessoas se mudaram para o leste, Eles descobriram uma planície na terra de Sinar + e se estabeleceram lá. 3 Então eles disseram um ao outro: “Vem! Nós vamos fazer tijolos e cozinhá-los no fogo ”. Então eles usaram tijolos em vez de pedras e usaram o alcatrão * como uma mistura. 4 E eles disseram: “Vamos! Vamos construir uma cidade e uma torre que chegue aos céus. Assim, nos tornaremos famosos e não nos dispersaremos por toda a terra. ”+


O que eles queriam alcançar: A causa popular que perseguia a construção da torre e da cidade não era a exaltação do nome de Deus, mas o fato de os construtores se tornarem "um nome famoso" para si.

Isso foi ruim? a confusão na fala realmente beneficiou a humanidade, pois atrasou a realização de objetivos perigosos e prejudiciais. Por exemplo, basta analisar as circunstâncias atuais, o resultado do conhecimento acumulado e o mau uso que o homem fez dele, para perceber o que Deus previu que ocorreria em pouco tempo por não ter frustrado o projeto de Babel.

Como frustro Gên 11: 6-8. . 6 E Jeová disse: “Como são um povo e falam apenas uma língua, + veja o que começaram a fazer. Agora eles poderão fazer o que quiserem. 7 Vamos lá! + Vamos lá embaixo e confundimos a língua deles para que eles não se entendam. ” 8 Então dali Jeová os espalhou por toda a terra, + e pouco a pouco eles pararam de construir a cidade.

Parece que Jeová primeiro apagou deles o idioma que tinham em comum e depois implantou novos idiomas. Isso não significava apenas novos vocabulários, mas também novas gramáticas e novas formas de pensar. Das línguas ou línguas para as quais Jeová se originou em Babel, outras foram desenvolvidas, até hoje, de acordo com várias academias de idiomas, cerca de três mil idiomas são falados em toda a Terra.


Como resultado, as pessoas se espalharam por todo o país, e a construção terminou, parece incrível como esse milagre aconteceu, mas em nossos dias outro milagre está acontecendo, pessoas de todo o mundo estão tentando aprender um único idioma e fazê-lo com A ajuda de Jeová.

Por exemplo, no livro de Sofonias, Jeová predisse: "Então darei às pessoas a mudança para a linguagem pura, para que todos invoquem o nome de Jeová, para servi-lo ombro a ombro."

E se você quiser aprender esse novo idioma, porque há benefícios em conhecê-lo, memorizar palavras não é suficiente. Se uma pessoa quer dominar um idioma, deve aprender novos padrões de pensamento, deve pensar de maneira diferente. Além disso, você deve ter em mente que a lógica e o senso de humor podem variar de idioma para idioma.

Por outro lado, para produzir novos sons, você precisará alterar a maneira como usa os órgãos da fala, como a linguagem. O mesmo pode ser dito daqueles que começam a aprender a linguagem pura da verdade bíblica. Não é suficiente aprender alguns ensinamentos básicos. Para dominar essa linguagem, é necessário modificar o pensamento, refazer a mente.

Não importa qual seja a nossa língua, todos podemos falar a mesma língua: a pura língua da verdade. E quão gratos nos sentimos por isso! De certa forma, está acontecendo o contrário do que aconteceu em Babel. É como se todos louvássemos o nome de Deus juntos em um idioma.


Então, vamos seguir com determinação, servindo "ombro a ombro" com nossos irmãos em toda a Terra. E falemos uma linguagem pura com mais fluência todos os dias para a glória de nosso Pai celestial, Jeová

Comentários