Respostas do estudo A Sentinela Estudo 47, 2020, Lições do livro de Levítico (semana de 20 a 26 de janeiro).

Respostas do estudo A Sentinela Estudo 47, 2020, Lições do livro de Levítico (semana de 20 a 26 de janeiro).






1, 2. Por que o livro de Levítico deveria se interessar pelos cristãos de hoje?

Como menciona 2 Timóteo 3:16, todas as escrituras são inspiradas por Deus, e isso também inclui o livro de Levítico, motivo pelo qual devemos nos interessar, este livro também nos ajuda a entender o modo de pensar de Jeová e nos deixa lições muito práticas. para a nossa vida

COMENTÁRIO ADICIONAL

Romanos 15: 4 também nos mostra claramente que o fato de Jeová ter formado este livro ou continuar a fazer parte da Bíblia é porque ele sabe que ainda é muito prático, mesmo nos dias em que vivemos.

3. Por que os sacrifícios foram oferecidos no Dia da Expiação?

A razão pela qual os sacrifícios foram oferecidos é porque eles se lembraram ou reconheceram seu estado pecaminoso e demonstraram que precisavam ser libertados dos pecados, a fim de obter a aprovação de Jeová.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Além disso, em relação a esse assunto, o livro perspicaz explica o que ele fez neste dia, que eles estavam cientes de seu estado pecaminoso e, portanto, também se lembraram de que precisavam de salvação, e dessa maneira aumentaram sua apreciação pela grande misericórdia que Jeová manifestou abundantemente ao Senhor. dar-lhes provisão para cobrir seus pecados do ano anterior.

4. Como vemos em Levítico 16:12, 13, o que o sumo sacerdote fez na primeira vez em que entrou no Santíssimo no dia da expiação? (Veja o desenho da capa).

A primeira vez que o Abençoado entrou, ele teve que carregar incenso, brasas e quando a cortina passou, o incenso foi queimado e isso perfumava todo o lugar sagrado.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Como podemos ver no parágrafo, mostra algo que podemos destacar: quando o sacerdote entra no santíssimo, ele o faz com muito respeito, pois estar em frente à arca da aliança é como se estivesse diante da presença de Jeová, além da presença de Jeová. queimando incenso antes, preparou o caminho para que mais tarde o sumo sacerdote pudesse voltar a entrar no santíssimo sem receber punição.

5. O que aprendemos com o uso do incenso no Dia da Expiação?

O texto dos Salmos 141: 2 faz uma comparação entre as orações e o incenso, e como vimos o sumo sacerdote carregava o incenso com muito respeito, assim como oramos, devemos fazê-lo com profundo respeito, porque estamos nos dirigindo ao todo-poderoso do universo.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Além disso, devemos valorizar e agradecer o privilégio de poder nos aproximar de Jeová, para não prejudicar nosso relacionamento com ele, fazendo algo ruim que o desagrade.

6. O que nos ensina sobre Jesus que o sumo sacerdote queimou o incenso antes de oferecer os sacrifícios?

O que Jesus nos ensina é que, antes de oferecer sua vida em sacrifício, primeiro ganhou a aprovação de Jeová obedeceu-lhe fielmente, para ter certeza de que seu pai não recusaria sua oferta.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Além disso, com essa ação, Jesus demonstrou que a coisa certa nesta vida é servir a Jeová e que a maneira de governar nosso criador é justa.

7. Por que Jeová gostou de tudo o que Jesus fez durante sua vida na Terra?

Porque Jesus sempre obedeceu aos seus padrões, independentemente das circunstâncias, ele foi fiel até a morte e tudo isso agradou a Jeová, porque ele era um homem de oração que veio de um coração sincero, é por isso que podemos dizer que para Jeová essas frases eram como o cheiro de incenso.


8. Como podemos imitar Jesus?

Uma maneira de imitá-lo é obedecer a Jeová e sempre ser leal, e isso pode não ser fácil, mas, assim como Jesus, devemos pedir ajuda a Jeová através da oração.

COMENTÁRIO ADICIONAL

E um ponto importante que podemos destacar é que, se queremos que Jeová aceite nossas orações, devemos viver como ele deseja, o que nos encoraja a não fazer o que ele condena.

9. Por que os sacrifícios de paz foram oferecidos?

Foi oferecido como sinal de gratidão a Jeová e foi uma oferta voluntária em demonstração de amor por ele.

COMENTÁRIO ADICIONAL

De acordo com a referência neste sacrifício, o sacerdote participou, aquele que ofereceu o sacrifício e sua família, isto é, eles comeram a carne do animal e certas partes eram apenas para Jeová, era como se os adoradores e Jeová participassem de uma refeição, e isso significava que desfrutavam de relacionamentos pacíficos.

ILUSTRAÇÃO

É um bom exemplo para os pais, porque vemos que um pai israelita e sua família levam uma ovelha ao sacerdote para oferecer o sacrifício da paz, por isso ensina seu filho a agradecer a Jeová

10. O que os sacrifícios de paz dos quais Levítico 3: 6, 12, 14-16 nos diz sobre os motivos de Jesus para fazer a vontade de seu Pai?

No caso dos israelitas, eles tiveram que dar o melhor a Jeová, como um animal saudável, e também oferecer a ele o melhor do animal, como órgãos vitais e gordurosos; e no caso de Jesus, foi o mesmo que quando ele serviu a Jeová. Eu sempre dou o melhor, porque ele o serviu com toda a minha alma e por amor.

11. a) Como nosso serviço a Deus se assemelha a esses sacrifícios de paz?

Da mesma maneira que esses sacrifícios eram voluntários e por amor, nosso serviço a Jeová também é voluntário e por que queremos mostrar a ele que o amamos.

b) Como isso pode nos confortar?

Nos conforta porque ele não se concentra apenas no que fazemos, mas em qual é a razão pela qual o servimos e isso é muito reconfortante para os irmãos mais velhos, pois eles não podem dar o quanto desejam, mas sabem que Jeová valoriza o que Eles podem dar porque fazem isso com um coração completo.


12. Como Jeová se sentiu quando os sacrifícios pela paz foram oferecidos, e do que podemos ter certeza?

Jeová se sentiu muito feliz, é por isso que temos certeza de que todo o serviço que prestamos voluntariamente e com todo o nosso ser, ele aceita e se sente muito satisfeito.

ILUSTRAÇÃO

Vemos uma irmã em uma cadeira de rodas escrevendo cartas para pregar e isso nos ensina que sempre podemos dar o melhor a Jeová de acordo com as circunstâncias, se a razão de nosso serviço for amor por ele.

13. De acordo com o que Levítico 9:23, 24 diz, como Jeová mostrou que aprovava o sacerdócio?

Levítico menciona que um incêndio saiu de Jeová e consumiu os pedaços gordurosos que estavam no holocausto, mostrando que ele aprovou o primeiro sacrifício feito pelos sacerdotes.

14. Por que estamos interessados ​​hoje que Deus deu sua aprovação ao sacerdócio de Arão?

Porque esse era um modelo de algo melhor, já que o sacerdócio de Arão representava o sumo sacerdote Jesus e os 144,00 sacerdotes e reis que governariam com ele.

15, 16. Que evidência há de que Jeová apóia o “escravo fiel e prudente”?

Uma das provas é que, embora Satanás tente interromper o trabalho, ele permaneceu de pé, mesmo que o mundo tenha entrado em guerras mundiais e crises econômicas, o escravo continuou a fornecer alimento espiritual de Jeová.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Outro teste é ver o alcance da pregação das boas novas. Pois podemos dizer que está sendo pregado em toda a terra habitada e isso sem a ajuda de Jeová seria impossível.

17. Como mostramos que apoiamos a organização que Jeová está usando?

Não nos afastando da organização de Jeová e colocando em prática o conselho do escravo fiel e prudente, que nos dá através de publicações, também participando de reuniões e participando ao máximo da pregação em todas as suas facetas.

18. O que estamos determinados a fazer?

esforçar-se para fazer Jeová aceitar nossos sacrifícios, dar o melhor de si e apoiar sua organização.

QUE LIÇÕES APRENDEMOS?

Sobre o uso de incenso no Dia da Expiação (Lev. 16:12, 13).

Que, assim como o incenso derramado diante de Jeová são nossas orações, além disso, o respeito com que esse ato foi realizado nos ensina que, quando oramos, devemos fazê-lo com profundo respeito.

Além disso, aprendemos que, para que Jeová aceite nossos sacrifícios, precisamos da aprovação dele.


Dos sacrifícios de paz oferecidos sob a Lei (Lev. 3: 6, 12, 14-16).

Assim como esse sacrifício foi voluntário, nosso serviço foi voluntário, nosso serviço a Jeová também é voluntário, também é uma forma de agradecimento a Jeová, por isso, quando o servimos, damos a ele o melhor.

Esse fogo deve descer do céu quando o sacerdócio for designado (Lev. 9:23, 24).

Aprendemos que, como no passado, Jeová continua apoiando e abençoando sua organização; portanto, não devemos nos afastar dela, mas nos esforçamos para continuar participando de reuniões, assembléias e pregações.

Comentários